domingo, 3 de janeiro de 2010

VII Encontro de Tocadores de Concertinas

Realizou-se, no dia 31 de Maio último, o “VII Encontro de Tocadores de Concertinas”.
Milhares de pessoas rumaram à Vila de Terras de Bouro para assistir a este grande encontro de tocadores de concertina e, também, de cantares ao desafio. Foi um verdadeiro “mar de gente” que, durante mais de seis horas não arredou pé, apesar do sol escaldante. Mas o momento mais alto deste encontro foi protagonizado pelo recentemente eleito eurodeputado José Manuel Fernandes que subiu ao palco e não deixou os seus créditos por mãos alheias mostrando os seus dotes de tocador de concertina.
Este evento, que juntou cerca de duas centenas de tocadores de concertina e muitos cantadores ao desafio, foi organizado pela Câmara Municipal de Terras de Bouro e pela Rádio Voz do Neiva. Deste encontro, há a destacar, ainda, a apresentação oficial da Associação de Tocadores de Concertina de Terras de Bouro recentemente constituída. João Baptista, António Baltasar e José Manuel os principais mentores e impulsionadores pretendem, com a criação desta associação, juntar os tocadores locais dos Vales do Homem e Cávado, num total de 60 elementos.
De facto, a concertina, na nossa terra, quando chega arrasa! É, certamente, o instrumento musical que a maior parte dos terrabourenses mais aprecia. Para além de ser tradicional, barulhenta e imponente a concertina é portadora, acima de tudo, de muita e muita alegria e também de muito e de muito entusiasmo.
Nas Festas de Agosto, por exemplo, quando as concertinas tocam, podemos constatar que o brilho do olhar do nosso povo cresce, as pessoas animam-se, formam rodas e dançam. Dançam, espontaneamente, numa verdadeira roda-viva. E uma multidão enorme delicia-se horas e horas e dias e dias a fio com tão singular e tão belo espectáculo!
Numa sociedade cada vez mais individualista, triste e consumista a música da concertina poderá ter cada vez mais um papel fundamental na inversão desses valores. Acredito que este instrumento musical pode ajudar a valorizar a nossa música tradicional, recriando-a e revelando os seus encantos bem longe do barulho ensurdecedor das músicas, entre outras, de discoteca e “pimba”.
Para todos nós minhotos e para preservarmos os nossos valores culturais, espero que as desgarradas, as concertinas e a música popular em geral ganhem cada vez mais adeptos e espaço principalmente no seio da nossa juventude.
Entretanto, felicito a nova direcção da recente Associação de Tocadores de Concertina de Terras de Bouro a quem desejo os maiores êxitos para bem da concertina, da nossa música tradicional e dos nossos jovens.
Estou certo que esta associação, ao ensinar a tocar concertina aos mais novos, contribuirá para que os nossos jovens tenham cada vez mais orgulho e gosto pela música e pela nossa cultura popular.
Publicado no jornal o "Geresão" em 20 de Junho de 2009.

Sem comentários: