segunda-feira, 22 de março de 2010

Moimenta, uma das 17 freguesias de Terras de Bouro

Moimenta é uma freguesia e também uma das vilas do concelho de Terras e Bouro, congregando o estatuto de sede concelhia. O seu nome é originado da palavra latina Monumenta, de sepulturas artísticas romanas.

A Matriz tem o orago de St.º André e é uma edificação bem recente, sita no lugar de Corredoura. Em complemento da igreja predomina uma capela devota a Santo André. No lugar de Pesqueiras situa-se a capela de S. Pedro e uma capela de propriedade privada na Quinta da Ponte, dedicada a São Francisco.


Fazem parte desta freguesia os seguintes lugares: Barreiro, Cavacadouro, Corredoura, Costa, Covas, Moimenta-a-Nova, Moimenta-a-Velha, Monte, Paço, Pesqueiras, Ponte, Portela e Reigadas.




População Residente: 787 habitantes
Colectividades: CALIDUM-Clube de Autores Minhoto/Galaicos, Clube de Arte e Recreio-Deburicis, Clube de Caça e Pesca, Associação Rio Homem, Associação dos Bombeiros, Cruz Vermelha, Grupo de Escuteiros, Grupo Desportivo de Terras de Bouro e Cooperativa Agrícola de Terras de Bouro e Junta de Freguesia.
Equipamento/Infra-estruturas sociais e educativas: Escola EB 2,3/S P. Martins Capela, Escola do 1º Ciclo, Infantário, ATL, Centro Social, Lar da Terceira Idade e Centro Cultural. Junta de freguesia, sita na avenida Paulo Marcelino.
Animação Cultural: Feira Quinzenal (2ª-feiras)
Festas e Romarias: S. Brás, Festas Concelhias (1.º domingo de Agosto) e Nossa Senhora da Agonia (...)
Actividades económicas: Construção civil, comércio geral, artesanato, restaurantes, Centro de Saúde, Instituições Públicas, Quartel da GNR, CTT, Repartições Bancárias, Posto de Turismo, Julgado de Paz, Espaço Internet, Seguradoras...


Fonte: Câmara Municipal de Terras de Bouro

Sem comentários: