domingo, 3 de janeiro de 2010

IX Feira-Mostra, S. Martinho nas Terras do Gerês

Nos dias 13, 14 e 15 de Novembro, realizou-se na Vila de Terras de Bouro a IX Feira-Mostra “S. Martinho nas Terras do Gerês”. Este certame, que já vai na nona edição, devia, prioritariamente, servir para divulgar o artesanato, os produtos agrícolas e a gastronomia do nosso concelho. Mas a divulgação das potencialidades económicas da nossa terra e a valorização dos produtos característicos locais da época não estão entre os objectivos primeiros o que pôde ser comprovado pelo número de stands expostos que continuam a ser, na sua esmagadora maioria, de outros concelhos.
Para além do reduzido número de stands com produtos da nossa Terra, quero destacar, pela negativa, a má localização dos stands aos produtores locais, nomeadamente dos produtores de Souto e Balança que foram “empurrados” para a periferia desta feira-mostra. Em frente à Casa Melo, nestes stands podíamos adquirir muitos dos produtos agrícolas produzidos no nosso concelho. Nota negativa à organização que não deu a estes agricultores o lugar de destaque que mereciam na Avenida Dr. Paulo Marcelino. Apesar da sua má localização, estes e todos os outros agricultores Terrabourenses esperam que o Município continue a apoiá-los, pelo menos, mantendo em funcionamento o Gabinete de Apoio ao Agricultor.
Deste evento, pela positiva, destaco o stand das “Termas de Moimenta” que prevê a sua abertura ao público, em Maio de 2010. António Martins, que viu o seu projecto aprovado antes das eleições autárquicas, acredita que a água minero-medicinal de Pesqueiras - Moimenta possibilitará mais saúde e mais bem-estar físico e psíquico. Por isso, não duvida de que as suas termas serão uma mais valia para o desenvolvimento do nosso concelho.
Devido às condições atmosféricas adversas, esta IX Feira-Mostra foi, globalmente, um fracasso. Exceptua-se o dia 14, dia da “Corrida de Cavalos” que atraiu muitos forasteiros. À noite, a actuação de Zé-Zé Fernandes foi um verdadeiro desperdício do nosso erário público. A meu ver dispensava-se porque as concertinas que se foram organizando espontaneamente, na Avenida Dr. Paulo Marcelino, “roubaram” muita assistência a Zé-Zé Fernandes. Foi verdadeiramente extraordinário! Tocou-se concertina até às das duas horas da matina. A chuva fustigava impiedosamente os stands, mas um grupo de jovens excepcionais de Carvalheira, dignos de ser vistos em cima de um palco, encarregou-se de fazer a festa até às tantas.
No dia 15, esperava-se que a Vila de Terras de Bouro se enchesse de gente e que as caixas registadoras adquirissem um ímpeto renovado. Mas tal não veio a verificar-se e todos nós Terrabourenses ficámos a perder. Até a “Chega de Bois” teve de ser adiada para o próximo dia 22 de Novembro e, acima de tudo por culpa de S. Pedro, esta Feira-Mostra foi um verdadeiro fiasco.
Publicado no jornal o "Geresão" em 20 de Novembro de 2009.

Sem comentários: