sábado, 2 de janeiro de 2010

As Sete Maravilhas da Natureza

Depois da escolha das Sete Maravilhas do Mundo, o mundo vai eleger, em 2010, as Sete Maravilhas da Natureza. Este concurso foi lançado pela “New Seven Wonders Foundation”, depois da eleição das Novas Sete Maravilhas do Mundo.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) foi o mais recente candidato português a ser uma das Sete Maravilhas da Natureza do Mundo. Criado em 1971, engloba na sua área territórios dos concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre. Mas é no nosso concelho que encontramos muitos e muitos locais de rara beleza natural que se estendem desde a Serra do Gerês à Serra Amarela, com magníficas paisagens de beleza sublime que atingem o seu expoente máximo com o miradouro da Pedra Bela.
Sem dúvida que para os terrabourenses foi muito importante que esta candidatura fosse aceite, mas será muito difícil conseguir-se um número significativo de votos que nos permita eleger “esta ímpar maravilha” inspiradora de poetas, escritores, músicos e pintores que imortalizaram as suas obras e artes e, também, o nosso concelho.
Infelizmente, não podemos competir, por exemplo, com o Douro que se apresenta como o melhor candidato português. “Douro - Maravilha da Natureza” é uma candidatura que foi oficializada pela Associação de Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes e que conta com o apoio institucional dos governos civis de Vila Real, Bragança, Guarda e Viseu, que integram o território do Douro Património Mundial da Humanidade.
Dificilmente competiremos, também, com mais de três dezenas de candidaturas europeias das quais destaco: o Parque Nacional da Serra Nevada, na Espanha, o Vulcão Etna, na Itália, o lago Loch Ness, na Escócia, o glaciar Aletsch, na Suíça, ou o Giants Causeway, na Irlanda, entre muitos outros.
A competição torna-se ainda muito mais intrincada quando olhamos para algumas das candidaturas do resto do Mundo. O Pantanal, o Pão de Açúcar, as ilhas Galápagos, a queda de água de Angel Falls, o Grand Canyon, o rio Mississípi, o Monte Everest, a ilha de Bora Bora, o Parque Nacional do Serengeti e o vulcão do Monte Kilimanjaro, eis algumas das candidaturas que já foram apresentadas e que esperam conseguir o título de Maravilha da Natureza.
Até final do corrente ano por votação apurar-se-ão 77 candidatos, seguindo-se depois a escolha dos 21 finalistas por parte de um painel de especialistas. Do grupo de 21 finalistas sairão os sete vencedores, votados via Internet. As sete paisagens escolhidas vão ser anunciadas, em 2010, no Dubai, onde é novamente esperada festa rija, à imagem do que se passou, em Lisboa, no anúncio das novas Sete Maravilhas do Mundo.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês está na corrida, mas precisa de um milhão de votos para ser um dos finalistas sendo este o patamar mínimo que nos permitirá entrar no lote dos 21 candidatos que continuarão a sua “maratona” até ao Verão de 2010 nos Emirados Árabes Unidos.
A candidatura do Parque Nacional da Peneda-Gerês é, inquestionavelmente, uma boa maneira de promover o Parque Nacional e trará, obviamente, mais visitantes à região, ganhando, com mais turismo, também, o concelho de Terras de Bouro.
Tal como Sebastião da Gama, “Haja ou não haja frutos, pelo sonho é que vamos”. E eu tudo farei para participar deste sonho e espero que os terrabourenses também o façam!
Publicado no jornal o "Geresão" em 20 de Março de 2008.

Sem comentários: