domingo, 3 de janeiro de 2010

Entre o Homem e a Amarela

No dia 31 de Janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Terras de Bouro, Manuel da Silva Martins, apresentou a sua obra “Entre o Homem e a Amarela – Gondoriz – Subsídios para a sua história”.
Presidiu à cerimónia de apresentação o Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro que considerou esta monografia sobre Gondoriz uma obra de grande valor histórico para a freguesia e, também, para a história do nosso concelho. Para António Afonso, Manuel da Silva Martins “é, acima de tudo, um excelente amigo da terra que merece todo o nosso apreço e admiração”. O Autarca encerrou a sua intervenção agradecendo ao presidente da “Calidum”, João Luís Dias, todo o trabalho e empenho por si realizado em prol da cultura e do concelho de Terras de Bouro.
O Professor Viriato Capela que fez a apresentação desta monografia começou por afirmar que “esta foi escrita com muito amor e paixão à terra”. Enalteceu a qualidade da obra e garantiu que esta será acarinhada e estimada por todos os terrabourenses.
Finalmente, o autor, Manuel da Silva Martins, agradeceu a todos os que contribuíram para a realização desta monografia, especialmente a Susete Ferreira, ao fotógrafo Pedro Guedes, ao Professor Viriato Capela, à “Calidum”, aos músicos e aos patrocinadores (Câmara Municipal de Terras de Bouro e Junta de Freguesia de Gondoriz). Agradeceu, ainda, à freguesia de Gondoriz toda a sua riqueza histórica e tradicional. Foi por si sublinhado que com a realização deste trabalho procurou promover a elementar justiça de obviar o esquecimento a que tem sido votada. “Fazer sair a freguesia de S. Mamede de Gondoriz do asfixiante anonimato a que tem sido arremessada e que, de uma forma significativa, tem contribuído para que esta terra não tenha atingido ainda um nível admissível de progresso que os seus habitantes, por uma questão de ética e de justiça lhes assiste” este foi um dos objectivos a que se propôs.
Com este sublime "grito de ipiranga", Manuel da Silva Martins espera conseguir estimular os gondoricenses a admirarem ainda mais a sua terra natal. E tal como D. Pedro, Manuel da Silva Martins percebeu que chegou a hora do "chega" ou do "basta" de tantos de esquecimento.
Parabéns a este gondoricense que muito honra a sua terra e o nosso concelho.
Publicado no jornal o "Geresão" em 20 de Fevereiro de 2009.

Sem comentários: