terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Candeeiros tortos


Gosto desta foto porque me inclina os pensamentos para a direita… E penso no ESPANTO e em IMAGENS INACREDITÁVEIS! E com imagens destas apetece aconselhar quem passa pela Vila de Terras de Bouro a beber antes vinho do bom! Assim, ninguém terá visões destas! Opte-se pelo verdasco, por aquele tinto que até os cardiologistas aconselham! Será bem melhor do que beber água de garrafão e fumar salsaparrilha… Deixemo-nos de conversa de treta e vamos ao que interessa: na nossa terra, podemos “ver claramente visto” que os candeeiros estão tortos!
Três candeeiros da iluminação pública da Vila de Terras de Bouro estão desaprumados, inclinados, torcidos… Talvez isto seja devido aos desacertos dos automobilistas. Foram batidos e danificados por certos condutores que nem chegam a pagar os prejuízos, pois logo dão de "frosques". Ora aqui estão mais uns bons exemplos de má cidadania! São coisas que ninguém vê! Coisas que ninguém costuma ver! Coisas que aparecem feitas! Tantos e tantos ceguinhos!
Certamente que nunca foi descoberto e identificado pelas nossas autoridades algum dos responsáveis por estes desvarios que deixaram, obviamente, marcas nas respectivas viaturas! Andam na nossa terra por aí alguns "fângios" ou “azelhas” a pedir uma boa reprimenda, mas que já tarda!
O candeeiro desaprumado que a fotografia documenta encontra-se junto à Igreja Matriz, mas temos ainda mais dois candeeiros tortos: um junto à Tasca do Bento e um outro em frente ao Café Corredoura, sendo este último bem visível dos Paços do Concelho. Todos eles em lugares nobres desta Vila!
Pela sua localização, podemos constatar que, diariamente, quem tem responsabilidades nesta terra passa por eles, mas pelo jeito ou não repara ou está à espera que alguém dê “um empurrãozinho”. Estes três candeeiros que já se encontram, “escandalosamente”, desaprumados há uns bons meses terão de ser, irremediavelmente, endireitados: reparados ou substituídos. Esta intervenção tão necessária poderá continuar a ser adiada?
Não devemos olvidar que estamos no Verão aumentando, por isso, consideravelmente, o número da população residente no nosso concelho. Será que devemos dar a quem nos visita este ar de desmazelo? Apelo mais uma vez à necessidade de se combater com zelo a incúria, corrigindo-se, simplesmente, o que está errado!
Em Maio último pedi, a partir desta tribuna, para a Autarquia acender as luzes. Nessa altura, afirmei que não era necessário reforçar com mais candeeiros a iluminação existente, mas era preciso que a Câmara Municipal de Terras de Bouro acendesse a luz, ou seja, era necessário que os candeeiros existentes estivessem todos acesos. Parece que me fiz ouvir! Em boa hora o fiz porque a entrada da nossa Vila passou a ter luz! Mais um excelente cartão de visitas! Aproveito para dar os parabéns a quem teve a iniciativa de iluminar definitivamente a nossa Vila. Com certeza que devo endereça-los ao senhor Presidente da Câmara!
Aqui fica mais uma vez, apenas o registo do olhar atento e comum de um cidadão que, gostando da sua terra, zela para que a mesma ofereça qualidade de vida a quem aqui vive ou simplesmente passa. Hoje, só peço, unicamente, que endireitem os candeeiros!
Publicado no jornal o "Geresão" em 20 de Julho de 2007.

Sem comentários: