sexta-feira, 2 de abril de 2010

Vilar da Veiga, uma das 17 freguesias do concelho de Terras de Bouro

Contexto Histórico-cultural: Em constituição é a freguesia mais recente do concelho, dado que foi erigida no século XVIII, e só em 1855 integrou-se na constituição territorial de Terras de Bouro. Terá nascido de uma “quinta” burguesa no século XIII, como referem as Inquirições de 1258.
Vilar da Veiga está localizada na margem Sul da serra do Gerês e separada da freguesia de Rio Caldo pelo rio Gerês, o afluente do rio Cávado, que a delimita a Sul.
À semelhança da existência da freguesia, a Matriz é uma edificação recente, com altar-mor e os colaterais em estilo Barroco, sendo o orago Santo António.

Do conjunto de capelas surge em invocação a S.ª das Angústias e S.ª da Saúde, no lugar de Vilar, Santa Marinha, na Ermida e capela de Santa Eufémia, nas termas que funcionou como capela real, mandada edificar por D. João V. Lugares da Freguesia: Admeus, Algueirão, Arnaçó, Assureira, Bairro, Caldas do Gerês, Chã da Ermida, Ermida, Loureiro, Meia Légua, Pedrogo, Pereiró, Portela do Fojo, Romão, Verdesca e Vidoeiro.

População Residente: 1528 habitantes
Colectividades: Associação Clube Frente Cultural de Vilar de Veiga, Associação Lírios do Gerês, Grupo Desportivo do Gerês, Conselho Directivo do Baldio da Ermida e de Vilar da Veiga e Cruz Vermelha e Junta de Freguesia.
Equipamento/Infra-estruturas sociais e educativas: Escolas do 1.º ciclo do Gerês, de Pereiro, de Admeus e de Ermida, Jardim de Infância, Centro Social com ATL e Centro de Dia e Junta de Freguesia.
Animação Cultural: Feira Semanal (sextas-feiras).
Festas e Romarias: Santo António (Junho), S. José (Março), Santa Marinha (Julho), Senhora da Saúde (1.º domingo de Agosto) e Santa Eufémia (3.º domingo de Agosto).

Património histórico-cultural: Termas do Gerês, Parque Nacional da Peneda-Gerês, Parque Tude e Sousa, Miradouros da Pedra Bela e da Junceda, Cascata do Arado, Penedo da Freira e Portela do Homem.No ano de 1942, Tude de Sousa, procura legitimar a descrição das belas paisagens das Caldas do Gerês “E não só às Águas foram atribuídos esses estudos, como igualmente o foram à Serra, que é uma maravilha na paisagem portuguesa e que assegura uma riqueza sem limites na variedade e interesse peculiares da sua fauna, da sua flora e de toda a sua constituição, a pontos de o Gerez contar, como nenhuma outra estância e como poucas ou talvez nenhuma outra região do país, mesmo das mais privilegiadas, uma extensa e variadíssima bibliografia (...)”.
Actividades económicas: comércio geral, restaurantes, pensões, espaço TER, hotelaria, adega regional, bar e discoteca, centros de venda de artesanato, posto de turismo, centro de animação termal, delegação do PNPG, empresa de animação, associação para a cooperação entre baldios, espaços recreativos, instância termal, agências bancárias, agro-pecuária, carpintaria, construção civil, entre outras.

Fonte: A. Lopes Oliveira e Câmara Municipal

Sem comentários: