terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Uma vitória pessoal

O Partido Socialista ganhou pela primeira vez umas eleições no concelho de Terras de Bouro. Com mais de 500 votos o Partido Rosa venceu, claramente, as eleições autárquicas nos vales do Homem e do Cávado retirando a António Afonso e ao PSD a autarquia mais laranja do distrito de Braga. Com uma vitória tão clara, expressiva e inequívoca este excelente resultado até apanhou de surpresa os próprios socialistas.
Para Ricardo Gonçalves, cabeça de lista à Assembleia Municipal, o Partido Socialista fez um grande trabalho ao longo dos últimos anos e a vitória veio confirmar a vontade de mudar por parte da população. De facto, os terrabourenses quiseram a mudança, mas o Partido Socialista não desenvolveu nos últimos anos trabalho que lhe permita chamar a si os louros desta vitória. O socialista que o fizer está a fazer pura demagogia ou ignora em absoluto a popularidade que Joaquim Cracel granjeia no seio dos terrabourenses. Este resultado é, acima de tudo, uma vitória pessoal do independente Joaquim Cracel Viana, ex-autarca do PSD. Muitos dos eleitores que votavam tradicionalmente no PSD não ficaram indiferentes à sua simpatia e às suas origens laranja e votaram, por isso, no Partido Rosa. Por isso, o “Quim” foi inequivocamente o grande protagonista destas eleições ao conseguir tão folgada vitória.
O novo edil terrabourense iniciará o seu mandato com a inauguração do Pavilhão Gimnodesportivo e da Piscina Municipal da Vila de Terras de Bouro. Herdará, entre outros, de António Afonso um Plano Director Municipal quase revisto, a Central de Camionagem (projecto em fase de contratualização) e o Natur Parque Vilarinho da Furna (1.ª fase) já aprovado. Herdará, ainda, a garantia de financiamento do projecto de requalificação do Parque da Ribeira das Gordairas que visa a requalificação urbanística do espaço compreendido entre o Centro de Saúde e o Campo de Futebol Municipal e prevê, entre outros, a criação de um espaço verde com percursos pedonais e cicláveis, com áreas de merendas e um campo polidesportivo.
Os eleitores que nestas eleições autárquicas votaram na mudança esperam que o novo Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro imprima um novo rumo ao concelho e que contrarie definitivamente o envelhecimento e a desertificação. Os terrabourenses, principalmente os jovens, esperam de Joaquim Cracel ainda muito mais.
Entretanto, muitos dos terrabourenses criaram expectativas muito altas e sonham com um futuro prometedor e que impeça esta terra de morrer aos poucos.
Publicado no jornal o "Geresão" em 20 de Outubro de 2009.

Sem comentários: