quarta-feira, 20 de março de 2013

Terras de Bouro: Gastronomia aliada à natureza (hoje, no Correio do Minho)

Com a diminuição da procura dos fins-de-semana gastronómicos em Terras de Bouro, a edição deste ano tem novo calendário (mais próximo da Páscoa) e associa-se ao Festival de Caminhadas.
Joaquim Cracel, presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, explica que esta foi a forma encontrada para fazer face à quebra de visitantes devido à crise que estamos a viver.
Aliar a gastronomia aos encantos do Gerês, através de trilhos pedestres, uma simbiose perfeita para atrair visitantes ao Gerês no próximo fim-de-semana.
A proposta do ‘dois em um’ foi apresentada pela Associação ‘Gerês Viver Turismo’ à Câmara Municipal de Terras de Bouro que achou “interessantíssimo este complemento de oferta das caminhadas com os fins-de-semana gastronómicos”, disse Joaquim Cracel.
Ora, a ideia é participar nos trilhos pedestres, organizados pela Associação ‘Gerês Viver Turismo’, e no final, para retemperar forças, haverá um pote comunitário, onde os participantes poderão provar o cozido de Terras de Bouro, apelidado de ‘bersame’.
Após a pequena degustação, os participantes são ‘convidados’ a ir aos restaurantes aderentes (16) dos fins-de-semana gastronómicos, cujo prato principal é o cozido de feijão com couve.
A par das duas iniciativas, realiza-se uma feira mostra de produtos locais na vila do Gerês e no sábado à tarde há lugar para uma tertúlia, tendo como convidados os ‘Amigos do Gerês’.
“Queremos oferecer às pessoas a possibilidade de virem em família desfrutar de um passeio pelo Gerês e ao mesmo tempo envolverem-se no espírito de um festival de caminhadas e terem como complemento um fim-de-semana com várias ofertas gastronómicas”, disse, ontem, em conferência de imprensa, José Carlos Pires, da Associação ‘Gerês Viver Turismo’.
Joaquim Cracel diz que esta parceria com a associação é para continuar, estando já agendadas algumas actividades, nomeadamente a realização da feira dos ‘búrios’, o povo que deu origem às gentes de Terras de Bouro e ao comunitarismo.
Todos os caminhos convergem para o Gerês
O Festival de Caminhadas tem início no próximo fim-de-semana e termina a 31 de Dezembro. O programa de trilhos pedestres guiados 2013 contempla treze trilhos que se desenvolvem até ao final do ano num total de 129 caminhadas, o que significa cerca de mil quilómetros percorridos na montanha. O festival oferece a possibilidade de caminhar através de quatro trilhos: Preguiça, Ermida, S. Bento e Campo do Gerês.
No fim-de-semana de estreia do Festival de Caminhadas vai ser apresentada uma oferta turística de cinco programas, em colaboração com um operador turístico, para visitar e desfrutar do Gerês.
Fonte: Correio do Minho, em 20-03-2013

Sem comentários: