sexta-feira, 15 de março de 2013

Câmara contra “discriminação” em folheto que promove Minho

No dia 9 de março, este blogue avançou em primeira mão com esta notícia que foi publicada hoje no “Correio do Minho”…
O presidente da Câmara de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, manifestou-se ontem “magoado” com o consórcio Minho IN, por alegadamente ter disponibilizado uma “informação medíocre” sobre o concelho num folheto promocional da região na Bolsa de Turismo de Lisboa.
“Não podemos contemporizar com esta arbitrariedade, que muito nos magoa, por ser injusta e discriminativa”, referiu o autarca, numa carta enviada a Francisco Calheiros, coordenador executivo do consórcio.
Calheiros desvalorizou a questão, adiantando que se trata de um folheto “relativamente pobre, feito meio à pressa”, expressamente para “marcar presença” na BTL, “sem grandes pretensões nível promocional” e garantiu ainda que o Minho IN “sempre teve a preocupação de tratar os concelhos por igual”.
O Minho IN é um consórcio liderado pelas comunidades intermunicipais do Minho-Lima, Ave e Cávado e integrado por vários outros parceiros públicos e privados, que visa a promoção turística da região, com o apoio de fundos comunitários.
“Informação medíocre”
O consórcio esteve representado na BTL, onde distribuiu um folheto que provocou o “descontentamento” terrabourense. Segundo Joaquim Cracel, o concelho está apenas referenciado como possuindo “mosteiro e turismo rural”, uma informação “medíocre, por ser extremamente lacónica, enquanto muitos outros são apresentados com sete, oito ou nove destaques, o nosso fica-se por dois”, criticou.
Lembrou que Terras de Bouro tem três postos de turismo, as termas do Gerês e da Moimenta, monumentos, “o maior santuário do Minho” (S. Bento da Porta Aberta), miradouros, parques de campismo, pousada da juventude, museus “e muito mais”.
“Por que motivo apresentam diversas informações sobre os outros concelhos do Minho e praticamente ignoram o concelho de Terras de Bouro? Certamente sabem que o Gerês é o maior cartaz do Minho no que toca ao turismo de natureza e ao turismo termal. Sabem também que o Santuário de S. Bento da Porta Aberta é o maior ‘cartaz’ do Minho quanto ao turismo religioso”.
Fonte: Correio do Minho, em 15-03-2013

Sem comentários: