sábado, 16 de março de 2013

Comemoração do dia da Banda Musical de Carvalheira

No próximo dia 24 de março, a Banda Musical de Carvalheira comemora mais uma vez o seu dia, eis o programa:
- 14h00 - Celebração Eucarística e homenagem ao fundador da Banda e músicos falecidos;
- 15h30 - Concerto da Banda Musical de Carvalheira
Com mais de 173 anos de existência, a Banda Musical de Carvalheira foi fundada em 1839 e é um dos maiores símbolos do concelho de Terras de Bouro, senão o maior! Esta banda terrabourense, que teve a sua origem numa Tuna ou Orquestrado Capela, foi organizada pelo Padre António José Correia, no ano de 1839, na Casa do Tomé, no lugar de Ervedeiros, freguesia de Carvalheira. Durante os seus primeiros anos de existência, este agrupamento musical era conhecido por Orquestra ou Música do Padre do Tomé.
Em 12 de março de 2012, escrevemos o seguinte texto: Por volta de 1865/66, passou a usar o nome de Música de Carvalheira. Anos mais tarde, passa a denominar-se Banda de Música de Carvalheira e, com a oficialização dos seus estatutos, por escritura pública lavrada no Cartório Notarial de Terras de Bouro, em 2 de janeiro de 1989 e publicados no Diário da República, 3ª Série, Nº 65, de 18 de março dc 1989, adota o nome de Banda Musical de Carvalheira, que mantém.
Ao longo dos seus cento e setenta e três anos de vida, nunca interrompeu a sua actividade musical. Esta banda centenária, que tem percorrido de norte a sul o nosso país, tem a dirigi-la o jovem maestro António Luís e conta com mais de 60 músicos.
Num concelho desertificado como é o nosso, é obra! É de facto muita gente!
Atualmente, a Banda Musical de Carvalheira quando toca em qualquer parte do nosso país ou da Europa é respeitada pela sua qualidade o que enobrece e engrandece o nosso concelho.
Felicitamos a Banda Musical de Carvalheira, os seus músicos e, em particular, o seu jovem maestro António Luís que lhe trouxe muita mais qualidade à banda!
Parabéns e bem-haja a todos!

Sem comentários: