quarta-feira, 20 de março de 2013

Famílias desafiadas a visitar o concelho: Caminhadas e cozido marcam fim de semana em Terras de Bouro (hoje, no Diário do Minho)

O município de Terras de Bouro e a Gerês Viver Turismo – Associação de Defesa e Promoção e Promoção do Gerês desafiam as famílias a visitar o concelho no próximo fim de semana e aproveitar as paisagens e o melhor da gastronomia local.
Ao tradicional Fim de Semana Gastronómico que irá promover o “Cozido à Terras de Bouro” – também conhecido como “cozido de couves com feijão” – o município juntou este ano o I Festival de Caminhadas, que se realiza no sábado, 23 de março.
Trata-se de uma iniciativa promovida pela Gerês Viver Turismo que propõe a realização de quatro trilhos (Preguiça, Ermida, S. Bento e Campo do Gerês) guiados. A participação é gratuita, mas a inscrição tem de ser feita através de um estabelecimento aderente. «A ideia é que a participação seja gratuita para as pessoas que estejam a utilizar estabelecimentos que se associaram à iniciativa. A nossa intenção é dinamizar a economia local», explicou José Carlos Pires, presidente da Associação Gerês Viver Turismo.
O responsável salientou que o objetivo é oferecer às pessoas, em especial às famílias, a oportunidade de desfrutar de passeios pelo Gerês, envolvendo-se no espírito do festival, e apreciarem as várias propostas gastronómicas.
«Além do cozido, que é o prato de excelência do concelho, os associados foram desafiados a apresentar outras propostas interessantes que as pessoas poderão conhecer durante a sua estadia», acrescentou.
O I Festival de Caminhadas inclui, no mesmo dia, a realização de uma tertúlia sobre o Gerês. A iniciativa decorre no auditório Emídio Ribeiro, na vila do Gerês, pelas 16h00. No Programada está também uma mostra de produtos locais.
O “Cozido à Terras de Bouro” estará na ementa de 16 restaurantes do concelho entre sexta-feira e domingo. O presidente da Câmara de Terras de Bouro revelou que durante este fim de semana o município irá proporcionar passeios de barco gratuitos na albufeira da Caniçada e entradas no Museu de Vilarinho das Furnas a quem estiver a utilizar/frequentar estabelecimentos do concelho. Para captar mais visitantes, as unidades hoteleiras vão estar a fazer descontos na estadia nas noites de sexta e sábado.
Programa para captar visitantes estrangeiros na época baixa
O I Festival de Caminhadas marca o início de um programa mais ambicioso da Gerês Viver Turismo. Trata-se de um programa de trilhos pedestres guiados. Até final do ano vão realizar-se 13 trilhos, 129 caminhadas no total de 950 quilómetros pela montanha. O projeto está a ter uma «procura interessante» por parte dos operadores turísticos.
A associação está ainda a preparar feiras temáticas para o verão e a formatar programas para dois e cinco dias de estadia. A oferta é dirigida sobretudo ao mercado internacional. «Queremos atrair clientes de outros países, particularmente na primavera e no outono», explicou José Carlos Pires. Todas as informações em gerês.pt.
Fonte: Diário do Minho, em 20-03-2013

Sem comentários: