quinta-feira, 28 de março de 2013

Município de Terras de Bouro na Feira de Nanterre – Paris

A Feira de Produtos Portugueses de Nanterre, na região de Paris, decorreu nos dias 22, 23 e 24 de março de 2013. O Município de Terras de Bouro esteve presente nesta feira pela terceira vez consecutiva, com uma representação e stand próprios.
A Feira de Nanterre é organizada pela Associação Recreativa e Cultural dos Originários de Portugal (ARCOP), com sede em Nanterre, e tem como principais objectivos divulgar os produtos da gastronomia tradicional de Portugal, a cultura popular portuguesa, como as músicas e danças ligadas ao folclore, e também proporcionar o convívio entre os emigrantes portugueses em França. Nos três dias da Feira, o stand de Terras de Bouro aproveitou para divulgar os produtos locais, como o mel e o chá, e para mostrar as belezas de uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal. Além dos produtos locais, Terras de Bouro levou até Paris o Bom Jesus das Mós, o São Bento da Porta Aberta, as Serras do Gerês e Amarela, as albufeiras, os rios, a paisagem, as termas, etc., e foram distribuídas centenas de revistas sobre o concelho.
O stand de Terras de Bouro foi visitado por milhares de emigrantes portugueses e por dezenas de emigrantes de Terras de Bouro, que dialogaram com o Presidente da Câmara Municipal. Nesta edição da Feira, estiveram presentes catorze concelhos de Portugal.
Durante os três dias da Feira houve muita animação proporcionada por ranchos folclóricos, grupos musicais, cantares ao desafio, bandas de música, etc. Apesar de ser em França, a Feira teve um ambiente tipicamente português.
No final do evento, os representantes dos concelhos portugueses presentes tiveram oportunidade de discursar para uma plateia de milhares de emigrantes.
Paralelamente à participação nesta Feira, o Município de Terras de Bouro, entre várias entrevistas a meios de comunicação social, mereceu, na manhã do dia 24 de março, divulgação na «Rádio Alfa», que é a rádio mais ouvida na região de Paris pelos emigrantes portugueses. O Presidente da Câmara participou num programa dedicado às tradições portuguesas, a convite do terrabourense Manuel Moreira, da freguesia de Rio Caldo, que é locutor e um dos dinamizadores desse programa.
A presença de Terras de Bouro em França foi, mais uma vez, um enorme êxito.
Fonte: Município de Terras de Bouro, em 28-03-2013

Sem comentários: