terça-feira, 26 de março de 2013

1º Festival de Caminhadas – 2013: festival pioneiro no Parque Nacional Peneda-Gerês

Decorreu no passado dia 23 de Março o 1º Festival de Caminhadas – 2013. Um evento pioneiro no nosso país, organizado pela Gerês Viver Turismo – Associação de Defesa e Promoção do Gerês, que contou com mais de uma centena de inscritos, sendo que estes tinham para selecção quatro diferentes trilhos.
No final das caminhadas, os participantes tinham à sua espera um repasto constituído por uma típica Sopa no Pote, enchidos e carne de porco da região, bem como pão e Vinho Verde. Uma refeição merecida para os que participaram, oferecida pela organização do evento e preparada por mãos experientes de gente local dedicada. Ao mesmo tempo, decorreu uma mostra de produtos regionais.
À tarde, e inserida no mesmo evento teve lugar uma tertúlia subordinada ao tema “Diferentes Vivências e Olhares Sobre o Gerês” onde história, tradições, costumes e sentimentos afectos ao único Parque Nacional do país foram abordados por pessoas que têm o Gerês como parte de si próprios. Destaque para a presença de dois experientes caminheiros como foi o caso de João M. Gil, fotógrafo profissional e autor do livro “Olhares Montanheiros”, bem como de Rui Barbosa, autor do blog dedicado ao Gerês denominado “Carris”.
Este festival marca também o início de um Programa Anual de Trilhos Guiados, também organizado e promovido pela associação Gerês Viver Turismo. São 13 Trilhos que se repetem ao longo do ano, num total de 129 caminhadas pela montanha, de 24 de Março até 31 de Dezembro, num total de 951 km. A inscrição é gratuita mediante condições especiais que podem ser consultadas em www.geres.pt.
Fonte: Gerês Viver Turismo, em 26-03-2013

Sem comentários: