sábado, 9 de março de 2013

Dr. Cracel Viana indignado com o folheto distribuído na BTL pelo Consórcio MinhoIn

O Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal indignou-se com o folheto distribuído na BTL pelo Consórcio MinhoIn e, em 4 de março, escreveu este ofício que passamos a transcrever:
Exmo. Senhor
Coordenador Executivo do
CONSÓRCIO MINHOIN


Assunto: Falta de informação sobre o concelho de Terras de Bouro no folheto distribuído na BTL pelo Consórcio MinhoIn
Data: 4 de março de 2013


Como Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro venho manifestar junto de V. Ex.ª o nosso descontentamento com a falta de informação sobre o nosso concelho no folheto distribuído na BTL pelo Consórcio MinhoIn.
No passado dia 1 de março, durante a tarde, estive a representar o meu concelho na BTL. Aí, observei e avaliei um folheto sobre o Minho, editado com financiamento do ON.2 / QREN, onde o nosso concelho está apenas referenciado como possuindo “Mosteiro e Turismo Rural”. É uma informação medíocre, por ser extremamente lacónica. Enquanto muitos outros concelhos são apresentados com sete, oito ou nove caraterísticas em destaque, o nosso concelho fica-se por duas.
Quero acreditar que V. Ex.ª e os técnicos do Consórcio MinhoIn sabem perfeitamente que Terras de Bouro tem:
- Postos de Turismos (três)
- Termas do Gerês e da Moimenta (Quem não conhece as Termas do Gerês?)
- Monumentos
- Santuários (São Bento da Porta Aberta, o maior santuário do Minho)
- Hotéis
- Miradouros
- Parques de Campismo
- Pousada da Juventude de Vilarinho da Furna
- Museus
- E muito, muito mais…
Por que motivo apresentam diversas informações sobre os outros concelhos do Minho e praticamente ignoram o concelho de Terras de Bouro? Certamente sabem que o Gerês é o maior “cartaz” do Minho no que toca ao turismo de natureza e ao turismo termal. Sabem também que o Santuário de S. Bento da Porta Aberta é o maior “cartaz” do Minho quanto ao turismo religioso. E tudo isto é ignorado no vosso folheto!
A esta ocultação de informação sobre o Gerês / Terras de Bouro, acresce a arbitrariedade na ordenação dos concelhos, atirando o nosso concelho para o fundo da “lista”, cabendo-lhe uma amplitude quase reduzida a nada.
Não podemos contemporizar com esta arbitrariedade, que muito nos magoa, por ser injusta e discriminativa.
Solicitamos a V. Ex.ª a correção do referido folheto para que todos os concelhos sejam tratados de igual modo. Os financiamentos do ON.2 / QREN assim o exigem.
Informo V. Ex.ª que este nosso “protesto” também foi enviado para muitas outras entidades de modo a podermos fazer eco do nosso descontentamento.
Com respeitosos cumprimentos,
O Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro
Joaquim José Cracel Viana

Sem comentários: