sexta-feira, 1 de março de 2013

Carvalheira: A construção do Bairro Social de Outeiro das Cruzes foi o momento mais alto deste executivo

A construção do bairro social de Outeiro das Cruzes foi o momento mais alto deste executivo da Junta durante doze anos. “Ajudar famílias a terem uma habitação é muito gratificante”, defende António Machado.
O bairro social de Outeiro das Cruzes é, na óptica do presidente da Junta de Freguesia, “o bairro social mais importante do concelho de Terras de Bouro”. O dia 20 de Outubro de 2007 foi, por isso, “um dia memorável”, “de enorme orgulho pessoal” e “grande satisfação para este elenco da Junta”. Em marcha está, neste momento, a requalificação de grande parte das vias de comunicação da freguesia, contudo a maior mágoa é a problemática do “saneamento”.
Olhando para o bairro social, quase seis anos depois da sua construção, percebe-se que a dureza do sonho tornou-se numa mais-valia para os seus habitantes. Está cuidado, está airoso e, aos olhos dos mais distraídos, até podia assemelhar-se a um condomínio de luxo. “Quem conhecia este local é que percebe as transformações”, começa por referir António Machado. “Permitiu a várias famílias da nossa freguesia e até de freguesias vizinhas terem uma vida digna, terem um local para morarem. Quem morava nas encostas não tinha condições. Nem havia acessos, nem vias de comunicação”, acrescenta ainda. “A habitação é o ponto de equilíbrio familiar. É provavelmente o bem mais essencial para um ser humano, para um pai de família e para os seus filhos.
Por isso, ajudar famílias a terem uma habitação é algo de muito gratificante. Ver a felicidade dos outros enche-nos de muito orgulho”, constata o presidente da Junta de Freguesia de Carvalheira.
O parque das merendas, a requalificação do cemitério, as obras realizadas em conjunto com a Igreja, a requalificação da Junta de Freguesia - espaço onde se prepara a famosa Banda Musical de Carvalheira -, a colocação de painéis solares e a imensidão de rede viária que sofreu pavimentações e requalificações deixam António Machado igualmente satisfeito.
“Actualmente e, até Junho, vai ficar concluída a pavimentação de grande parte da freguesia”. Em acção vai estar a colocação de piso alcatroado em grande parte de Carvalheira, que vai colocar as suas vias de acesso ao nível das melhores no concelho. Nesse contexto fica o sentimento de dever cumprido, já que ao nível das vias de acesso a freguesia fica dotada, quase na totalidade, de acessos com qualidade”.
“O saneamento é que fica atravessado na garganta. Reconheço que é uma obra muito cara e neste momento as verbas disponíveis são escassas. Metade da freguesia está dotada de equipamentos de saneamento, mas não está a funcionar.
Mesmo sabendo que vou deixar o cargo, gostaria de ver no futuro a questão do saneamento resolvida na freguesia e acredito que as pessoas que vão lidar a Junta vão lutar por esse objectivo, que será uma mais-valia enorme para Carvalheira e, ao mesmo tempo, para o concelho de Terras de Bouro”, concluiu ainda António Machado.
Fonte: Correio do Minho, em 1-03-2013

Sem comentários: