terça-feira, 12 de março de 2013

Taça Regional do Minho de BTT Maratonas terá os concelhos de Barcelos, Guimarães e Terras de Bouro como locais de realização das actividades

Raid do Facho – Taça Regional do Minho de Maratonas
A Taça Regional do Minho de BTT Maratonas começa no dia 7 de abril com a realização do 4º Raid BTT do Facho. Aberta à participação de todos os interessados, o Raid do Facho incluirá percursos de Maratona e Meia-Maratona, passeio de BTT, caminhada e atividades complementares. As inscrições já estão abertas.
A disputar em três provas, a Taça Regional do Minho de BTT Maratonas terá os concelhos de Barcelos, Guimarães e Terras de Bouro como locais de realização das atividades, enquanto os títulos de Campeões Regionais do Minho serão discutidos em Famalicão.
Todas as provas contemplarão percursos de maratona e meia-maratona e serão abertas à participação de todos os interessados (independentemente de serem ou não atletas federados), destinando-se também a praticantes desportivos informais que participam em atividades de BTT numa perspetiva de lazer.
A primeira prova da Taça Regional do Minho de BTT Maratonas, agendada para o dia 7 de abril, será o 4º Raid do Facho BTT / Maratona XCM, traduzindo a evolução de um evento de referência no panorama do BTT promovido em Barcelos pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz.
Evento apadrinhado pelos irmãos Domingos e José Gonçalves e por João Matias, três ciclistas profissionais naturais da freguesia de Roriz, a “terra-natal do evento”, o Raid do Facho surgirá com um percurso diversificado e transversal às múltiplas preferências dos participantes. A iniciativa decorrerá por freguesias do concelho de Barcelos e algumas limítrofes, englobando um percurso entre os vales do rio Neiva e do rio Cávado, entre as cidades do Galo e dos Arcebispos, onde a História e a Natureza convivem mutuamente. A iniciativa abordará a Rota da Cerâmica (uma das atividades artesanais/profissionais de maior envergadura na região) e o Monte do Facho, coroado pelo santuário homónimo, será o centro nevrálgico do evento, fazendo jus à designação que o evento ostenta.
Evento multifacetado, o Raid do Facho proporcionará aos seus participantes as seguintes opções: maratona de 60km (dificuldade física e técnica média/alta), meia maratona de 35km (dificuldade física/técnica média), passeio de BTT de 20 kms (dificuldade técnica e física baixa) e caminhada saudável (dificuldade média) para os acompanhantes.
O Raid do Facho voltará a assumir uma ação solidária, revertendo 1€ por inscrição para a APAC (Associação de Pais e Amigos das Crianças). As inscrições para devem ser efetuadas no site oficial do evento: www.raiddofacho.com.
O 4º Raid BTT do Facho – Taça Regional do Minho de Maratonas tem o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Reclamos Vitória, Junta de Freguesia de Roriz, Bike Magazine (revista oficial), Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM), Barcelos Popular, Rádio Barcelos, Bestgames, Biketreino, Continente Modelo, Roriz Mel, Famabike, Fisivida, Frulact, GNR, Groupma, Bikezone, Ferreirolux, FMB Desporto, Matias & Araújo, Minipreço, Confort, EMDB, KTM, BPI, Gold Nutrition, Pastelaria Moderna, Seissa, Restaurante O Regional, Ferrilbombas, MGLS, Bikeseven e Quinta da Granja.
Depois do 4º Raid do Facho BTT, a Taça Regional do Minho de BTT Maratonas prosseguirá no dia 4 de agosto com a realização da 2ª Maratona BTT de Guimarães, uma iniciativa da ACM que integrará o calendário de eventos de Guimarães 2013 – Cidade Europeia do Desporto.
A última e decisiva prova da Taça Regional do Minho de BTT Maratonas será a 3ª Maratona do Gerês, agendada para o dia 6 de outubro, resultado de uma parceria entre a ACM e a associação Cabra do Gerês.
O Campeonato Regional do Minho de Maratonas, depois de Guimarães e do Gerês, será disputado em 2013 no concelho de Vila Nova de Famalicão, numa organização conjunta com a associação Amigos do Pedal. A prova de atribuição dos títulos regionais será a 5ª Maratona de Famalicão agendada para o dia 19 de maio.
David Vaz, Ana Gonçalves, Carlos Rocha, Rodolfo Lopes, Joaquim Sá, Marina Leitão e a Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas são os Campeões Regionais do Minho de BTT XCM em título, depois de terem vencido nas respetivas categorias a 2ª Maratona do Gerês disputada em outubro de 2012.
Fonte: LOCAL.PT

Sem comentários: