terça-feira, 12 de março de 2013

Carne Cachena da Peneda já integra a Arca do Gosto Slow Food

Arcos de Valdevez – Depois do Feijão Tarrestre, da Laranja de Ermelo e da Broa de Milho foi a vez da carne Cachena da Peneda integrar a lista dos produtos slow Food.
A Ardal, em parceria com a Cooperativa Agrícola dos Agricultores de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca – entidade gestora da DOP “Carne Cachena da Peneda”, viu ser recentemente aprovada a candidatura da carne cachena a produto slow food. Mais um produto arcuense distinguido pela Arca do Gosto Slow Food, depois do Feijão Tarrestre, da Laranja de Ermelo e da Broa de Milho.
A Carne Cachena da Peneda – Denominação de Origem Protegida é a mais pequena raça bovina portuguesa (altura máxima à cernelha 110 centímetros) e uma das mais pequenas do mundo. Sobrevive nas zonas mais altas das Serras: Peneda, Soajo e Amarela, no seio do PARQUE NACIONAL DA PENEDA GERÊS
O sistema de exploração desta raça de bovinos é alicerçado num processo alimentar baseado em grandes períodos de pastoreio, em zonas de grande altitude. Estes períodos de pastoreio estendem-se desde o princípio da Primavera até fins do Outono, onde os animais se concentram em zonas geográficas bem delimitadas, denominadas de brandas. As Brandas, são lugares de habitação de alta montanha, para onde as populações se deslocam na época estival, são espaços frescos e de boa exposição, onde existem pastos em abundância para o gado e sombras para abrigo dos animais nas horas de sol intenso.
O Produto Carne Cachena da Peneda – DOP trata-se de um produto endógeno de características organolépticas únicas. A “Carne Cachena da Peneda” é proveniente de animais da Raça Cachena, produzidos em regime de produção extensivo, em zonas de montanha.
O tipo de carne obtida resulta de um equilíbrio absoluto entre o sistema de produção utilizado e as características da própria raça.
A carne distingue-se pela sua tenrura e sabor único. Apresenta cor rósea claro ou pálida, vermelho claro ou escuro, de acordo com a idade do animal, pouca gordura intramuscular de coloração branco suja, de consistência firme e ligeiramente húmida, aspeto que denota suculência.
A Arca do Gosto é um catálogo elaborado por Slow Food que identifica, localiza, descreve e divulga sabores quase esquecidos de produtos ameaçados de extinção, mas ainda vivos, com potenciais produtivos e comerciais reais.
O objetivo é documentar produtos gastronómicos especiais, que estão em risco de desaparecer. Desde o início da iniciativa em 1996, mais de 750 produtos de dezenas de países foram integrados na Arca. Este catálogo constitui um recurso para todos os interessados em recuperar raças autóctones e aprender a verdadeira riqueza de alimentos que a terra oferece.
Fonte: LOCAL.PT

Sem comentários: