quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

XII Encontro de Cantares de Natal e de Reis

Postamos texto de José Guimarães Antunes publicado na edição de 20 de Janeiro de 2011 do jornal “Geresão”.
No dia 16 de Janeiro teve lugar, na Igreja Matriz da Vila de Terras de Bouro, o XII Encontro de Cantares de Natal e de Reis.
Organizado pelo município, este evento teve o seu início às 14h30 e foi apresentado pela vereadora, Dr.ª Liliana Sousa, que o considerou muito importante por preservar as nossas tradições musicais ligadas ao Natal e à chegada de um Novo Ano.
Com a Igreja Matriz apinhada, cada um dos grupos participantes apresentou três cantigas, canções ou músicas, com excepção da Banda Musical de Carvalheira que abriu este encontro com um pequeno concerto constituído por 5 trechos musicais: Ibérica, Blue Ridge Saga, The Phantom of The Opera Medley, Trilogia de Natal e Festa dos Reis (com voz). Dirigida pelo maestro António Luís, a nossa banda centenária encheu majestosamente a Igreja Matriz de Moimenta e foi muito aplaudida, como bem o merece. A assistência também bateu muitas palmas, entusiasticamente, aos grupos que se seguiram, com destaque especial para os grupos infantis.

Para além da Banda Musical de Carvalheira, participaram neste encontro o Grupo Coral de Carvalheira, o Grupo Coral de Chamoim, o Grupo Coral de Moimenta, o Coro Infantil de Chorense, o grupo conjunto do Centro Social de Valdosende (ATL e Pré-Escola) e do Grupo Trevo Alegre, o Grupo Coral de Chorense, a CALIDUM, o Grupo de Jovens Cantores de Moimenta, a Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Paradela – Valdosende e o Grupo Coral Inter-Paroquial de Cibões/Gondoriz.
No final, o Presidente da Câmara, Dr. Joaquim Cracel Viana, referiu que “a grandeza de uma comunidade também se vê nestes momentos, onde partilhamos, de forma voluntária, o que de melhor temos para dar, como a alegria, a compreensão e o reconhecimento do trabalho e da dedicação”. Referiu ainda que a riqueza de uma comunidade também se vê “nas coisas simples e singelas, sem vaidades e sem manias de grandeza”, sublinhando que “foi a tudo isto que hoje tivemos o grato prazer de assistir”.
O Presidente da Câmara espera “que o desejo de aplaudir e de valorizar o trabalho e a dedicação dos outros se mantenha”. Finalmente, considerou as actuações de todos os grupos participantes brilhantes e agradeceu a forma empenhada como todos eles prepararam a sua participação.

Deste encontro destacamos, pela positiva, a organização, a qualidade das interpretações de todos os grupos participantes e a atribuição a todos eles de uma lembrança de participação: dois azulejos pintados por formandos terrabourenses.
Entretanto, aguardamos pelo XIII Encontro de Cantares de Natal e de Reis, previsto para Janeiro de 2012 onde, certamente, veremos o vereador Luís Teixeira e o Presidente da Assembleia Municipal.
Fonte: Jornal Geresão, em 20-01-2011

Sem comentários: