Trata-se de um evento âncora da marca ‘porto e norte.come’, que decorre em 72 municípios, mais 12 do que na edição anterior, e que conta com a participação de mais de mil restaurantes. O objectivo passa por “consolidar os laços afectivos e culturais entre os turistas e o Porto e Norte”, bem como “minimizar o impacto da sazonalidade”.
Em terras do Vale do Homem, a iniciativa marcará presença entre os meses de Março e Abril. Em Março, Amares acolhe o certame no primeiro fim-de-semana, propondo os tradicionais rojões à moda do Minho e as papas de sarrabulho da região. O município terrabourense, por sua vez, encerra o mês, oferecendo, entre outros, o cozido à Terras de Bouro – ou seja o cozido de couves com feijão.
Em Abril, os fins-de-semana gastronómicos abrem com Vila Verde, que apresentará os famosos, e cada vez mais conceituados, Pica-no-chão e Pudim Abade Priscos.
A Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal apresentou a iniciativa esta terça-feira, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, onde, além da apresentação do programa e brochura do evento, houve ainda tempo para uma prova de vinhos e um ‘live cooking’, a cargo dos Chefs Vinagre e Álvaro Costa, que teve por base os produtos regionais do Norte de Portugal e por objectivo “divulgar a vertente contemporânea dos pratos típicos da região”, sob a designação ‘inovar na tradição’
Fonte: Terras do Homem, em 6-01-2011
Sem comentários:
Enviar um comentário