quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Braval : Centro de Valorização Orgânica (CVO)

(…)
A Braval - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos vai avançar, entretanto, com o processo de construção do Centro de Valorização Orgânica (CVO), que vai estar pronto em Dezembro deste ano. Segundo o director executivo da Braval “este centro de tratamento mecânico e biológico, do ponto de vista da qualidade, é mais uma avanço neste ecoparque na senda da valorização dos resíduos”.
Os resíduos, acrescentou aquele responsável, “na sua grande maioria vão ser valorizados como produção de energia eléctrica, o que quer dizer, que cerca de 60 mil toneladas de resíduos que neste momento vão para o aterro vão deixar de ir e vão passar a ser separados e valorizados”.

O ecoparque, a partir do momento que alterou o paradigma em 2004, tem um grande objectivo: “valorizar ao máximo os resíduos que entram no ecoparque e este CVO vai colmatar esta lacuna, que era os resíduos orgânicos que não eram valorizados, vão passar a ser valorizados”. E Pedro Machado foi mais longe: “esta nova central é um passo enorme na qualidade de vida ambiental para as populações dos seis municípios (Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Vila Verde”).
Fonte: Correio do Minho, em 19-01-2011

Sem comentários: