Durante o ano de 2010 a Braval recolheu 15 mil toneladas de resíduos recicláveis, o que significa um aumento de 7% relativamente a 2009, batendo, mais uma vez, o recorde desde o início da recolha selectiva.
Durante o ano que findou, foram recolhidas 15 mil toneladas de resíduos recicláveis nos ecopontos existentes na área de abrangência da Braval (Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde), enquanto que em 2009 o valor ficou-se pelas 14 mil toneladas.
O aumento foi significativo em quase todos os materiais, destacando-se o papel e cartão com 7.226 toneladas, face às 6.300 de 2009.Durante o ano que findou, foram recolhidas 15 mil toneladas de resíduos recicláveis nos ecopontos existentes na área de abrangência da Braval (Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde), enquanto que em 2009 o valor ficou-se pelas 14 mil toneladas.
As embalagens de plástico e metal correspondem a 1.454 toneladas tendo, em 2009, ficado pelas 1.389 toneladas.
Relativamente ao vidro, as quantidades recolhidas têm vindo a estabilizar, tendo aumentado ligeiramente das 6.314 toneladas para as 6320 toneladas em 2010.
Para este resultado, muito contribuiu o contínuo aumento do número de ecopontos existentes na área Braval, que ao longo dos últimos anos, fez um grande esforço financeiro que tem vindo a dar frutos e que será para continuar.
A sensibilização ambiental é também um factor determinante para estes resultados. Durante o ano de 2010, a Braval atingiu mais de 3.500 pessoas entre visitantes e acções de sensibilização junto da população, começando a ser mais procurada pelo público ‘adulto’, o que revela “uma consciência a preocupação ambiental crescente”.
A sensibilização também se traduz na quantidade de óleos alimentares usados. Desde o início deste projecto já foram recolhidos cerca de 180 mil litros de óleo usado. Apenas durante o ano de 2010 foram recolhidos cerca de 90 mil litros de óleos alimentares usados.
Relembre-se que a recolha selectiva iniciou-se no ano 2000, com cerca de mil toneladas recolhidas nesse ano, chegando agora às 15 mil toneladas. Numa década, em termos de percentagem, traduz-se num aumento de 1500%.
“A Braval felicita a população por estes resultados que muito nos orgulham, mas que são possíveis apenas pela sensibilização, pela consciência ambiental daqueles que separam os seus resíduos”, sublinhou fonte da Braval, assegurando que “pretende continuar a trabalhar para que em 2011 novos recordes sejam alcançados no sentido de melhorar, cada vez mais, a qualidade de vida ambiental dos seis concelhos”.
Fonte: Correio do Minho, em 13-01-2011
Sem comentários:
Enviar um comentário