quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

José Manuel Fernandes apresenta o livro/agenda Pela Nossa Terra – 2011

Um trabalho sério para a valorização do Minho na Europa
É “um trabalho sério que torna mais fácil construir uma nova atitude de auto-estima das gentes deste território de eleição que é o Minho”. Foi assim que o ex-ministro da economia Luís Braga da Cruz apresentou o livro/agenda ‘Pela Nossa Terra – 2011’, da autoria do eurodeputado José Manuel Fernandes, com informação so0bre a União Europeia e todas as localidades dos distritos de Braga e Viana do Castelo.
Os autarcas, o património e diversos locais de relevo, a gastronomia, as festas religiosas e diversas lendas da região compõem a obra, onde se destacam os santuários de S. Bento da Porta Aberta, Alívio e Bom Despacho, assim como os mosteiros de Rendufe e Bouro, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, Vilarinho da Furna e a Bênção dos Animais de Mixões da Serra.
As lendas da Brasília de Escariz e do tirano D. Sapo de Coucieiro, da Prisioneira Enamorada de Bouro e de Qual-Delas evidenciam-se também entre as mais de 180 páginas da Agenda, cuja apresentação teve lugar no salão nobre da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga, com as presenças do Governador Civil do Distrito, Fernando Moniz, diversos presidentes de Câmara e assembleias municipais e vereadores, presidentes de Junta e líderes empresariais, sindicais e associativos.
Como explicitou o reitor da UM, António Cunha, a ‘Agenda Pela Nossa Terra’ permitiu “colocar a região na agenda da Europa e trazer a agenda da Europa à região”, valorizando a importância do trabalho para o conhecimento e promoção do património e das potencialidades do Minho.
José Manuel Fernandes fez questão de reafirmar a determinação em prosseguir o seu trabalho em prol do desenvolvimento do Minho, no contexto do seu compromisso eleitoral assumido com as populações desta região e conforme vem fazendo permanentemente desde que assumiu o lugar deputado no Parlamento Europeu.
O eurodeputado voltou a lamentar a falta de informação actualizada e com incidência regional sobre a aplicação dos fundos comunitários, assim como o facto de os vales do Cávado e Ave serem as sub-regiões que menos recebem apoios comunitários. “Conforme se pode comprovar nesta Agenda, o Minho tem mais de 10 por cento dos habitantes em Portugal e 20 das freguesias portuguesas”, sublinhou.
“Uma grande oportunidade para a região”
Para Luís Braga da Cruz, o livro/agenda ‘Pela Nossa Terra’ é um contributo de grande importância para a valorização da região e para “concertar os interesses dos quatro vales do Minho – o que não é tarefa fácil – na definição do futuro da região”.
O actual presidente do Conselho Geral da UM fez questão de enaltecer “a defesa e afirmação da nossa terra, como garante de um desenvolvimento mais equilibrado do país”, em contraponto com “o centralismo e a concentração em grandes centros como motores de desenvolvimento, o que só acentua as desigualdades territoriais”.
“O Minho pode ganhar com a acção de José Manuel Fernandes no Parlamento Europeu, pois, além das responsabilidades que tem no seu trabalho e nas vários Comissões que integra, arranja tempo e forma de estar junto dos seus eleitores e assumir uma atitude de prestação de contas, que é de realçar na política”, frisou ainda Braga da Cruz.
A encerrar a sessão, o Governador Civil do Distrito de Braga, Fernando Moniz, elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido por José Manuel Fernandes no Parlamento Europeu e no Minho, o que considerou ser “uma grande oportunidade para a região”. Destacou ainda “a defesa que José Manuel Fernandes – um europeísta e municipalista convicto – faz da descentralização territorial no contexto europeu, ainda que não manifeste abertamente o apoio à regionalização”.
Em defesa da necessidade de se prosseguir o trabalho de sensibilização e esclarecimento das populações para as questões europeias, Fernando Moniz chamou a atenção para a intensidade com que «os tempos de hoje mostram como o espaço europeu condiciona de forma muito vincada a vida das populações», aproveitando ainda para apelar a uma liderança forte, assertiva e positiva na UE, para dar resposta à guerra dos mercados.

A Agenda
A Agenda Pela Nossa Terra 2011 assume-se de carácter informativo sobre a União Europeia e o Minho. “Pretende ser útil e pedagógica e, simultaneamente, valorizar e evidenciar as potencialidades da ‘Nossa Terra’, no contexto europeu e global. Neste âmbito, a Agenda destaca o Minho, o seu território, o seu património e tradições, gastronomia e também algumas das suas figuras mais proeminentes”, esclarece José Manuel Fernandes.
Ao longo das mais de 180 páginas deste trabalho, pode aceder-se a informações sobre a construção europeia, as instituições da União Europeia, a estratégia UE 2020 e os fundos comunitários, assim como informações sobre os 24 concelhos e as 805 freguesias dos distritos de Braga e Viana do Castelo, desde os titulares dos órgãos autárquicos, aos locais de relevo, gastronomia, área e população de cada território. Esta é uma agenda que vai desde o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, ao presidente da cada uma das juntas de freguesia.
Deste trabalho destacam-se as mais de 50 lendas do Minho e dezenas de exemplares de referência do património do Minho, um levantamento das inúmeras festas que ao longo do ano se realizam nesta região e provérbios populares, a par de informações diversas sobre o calendário do novo ano e citações diárias de escritores europeus.
Relator para orçamentos das instituições UE
O Eurodeputado José Manuel Fernandes, membro efectivo da Comissão dos Orçamentos, foi nomeado relator dos orçamentos para 2012 do Parlamento Europeu e das outras Instituições – Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Comité Económico e Social, Comité das Regiões, Provedor de Justiça, Autoridade Europeia para a Protecção de Dados e Serviço Europeu para a Acção Externa.
José Manuel Fernandes considera que "esta missão é um grande desafio, dado o actual momento de tensão que a União Europeia vive, em que as instituições europeias se estão a adaptar à entrada em vigor do Tratado de Lisboa e, em simultâneo, a procurar, neste novo quadro institucional, soluções que respondam à crise financeira, económica e social”.
Também membro efectivo da Comissão Especial que vai definir os fundos comunitários pós-2013 e relator permanente do PPE para todas a matérias relacionadas com as alterações climáticas no âmbito da Comissão dos Orçamentos do PE, José Manuel Fernandes bateu-se de forma particular pela aplicação do Orçamento Base Zero nas instituições europeias.

Pela trajectória de convergência europeia
Portugal tem de retomar, urgentemente, a trajectória de convergência no seio da União Europeia. O alerta foi lançado pelo Eurodeputado José Manuel Fernandes, no lançamento das actividades com que o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal assinala os 25 anos de entrada do nosso País na comunidade europeia.
No evento, que teve lugar em Arcos de Valdevez, foi apresentado publicamente o livro ‘25 Anos de Integração Europeia’, com prefácio do presidente do Parlamento Europeu Jerzy Buzek e diversos testemunhos e escritos de autores oriundos das diferentes áreas políticas e de actividade. Marcaram ainda presença o presidente da Câmara dos Arcos de Valdevez, Francisco Araújo, o coordenador do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, Paulo Sande, e o embaixador iraquiano Hussain Sinjari.
Fonte: Terras do Homem, em 20-01-2011

Sem comentários: