quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Vila Verde com os salários mais baixos da região do Cávado

Rendimentos muito abaixo da média nacional
De acordo com dados do Anuário Estatístico da Região Norte do Instituto Nacional de Estatística, referentes a 2009, o ordenado médio de um habitante do Vale do Homem não ultrapassa os 730 euros.
Em termos concelhios, Vila Verde aparece como o concelho com mais baixa média de ordenados de todo o Vale do Homem e Cávado, sendo que no global cada trabalhador aufere pouco mais de 688 euros. No entanto, os homens são que ganha mais neste universo, auferindo, em média, 729 euros.

O concelho de Amares é onde os trabalhadores são mais bem pagos, tendo em conta a generalidade da região do Vale do Homem, com quase 754 euros mensais. Aqui, as mulheres recebem pouco mais de 644 euros, ao passo que os homens têm ordenados acima dos 812 euros.
Por seu turno, Terras de Bouro é o concelho onde a discrepância entre homens e mulheres é mais saliente. Neste caso, cada homem recebe perto de 880 euros, em média, ao passo que as mulheres não vão além dos 621 euros.
Outro dado curioso, prende-se com o facto do sector secundário ser responsável por melhores salários que o terciário, no caso do município de Terras de Bouro. Em Amares, os ordenados mensais médios de ambos os sectores são bastante equivalentes, ao passo que em Vila Verde os trabalhadores do sector terciário são mais bem pagos que os do sector secundário. Em todos os casos, o sector primário é aquele que se traduz em menores rendimentos para os trabalhadores por conta de outrem.
De referir que a média nacional de salários ultrapassa os mil euros.
Fonte: Terras do Homem, em 6-01-2011

Sem comentários: