quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Fins-de-Semana Gastronómicos: Terras de Bouro encerra o mês de Março

A iniciativa Fins-de-semana Gastronómicos da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal estão de regresso de 8 de Janeiro e 5 de Junho de 2011 para promoverem a gastronomia regional com um toque de modernidade.
Os Fins-de-Semana Gastronómicos, evento âncora da marca portoenorte.com, decorrem em 72 municípios, mais 12 do que na edição anterior, e contam com a participação de mais de mil restaurantes. O seu objectivo é consolidar os "laços afectivos e culturais entre os turistas e o Porto e Norte" e minimizar o impacto da sazonalidade.


A iniciativa começa em Guimarães e Montalegre, com propostas como bacalhau com broa ou cozido à Barrosã. No fim-de-semana seguinte, de 15 e 16 de Janeiro, segue-se o município de Boticas que propõe também o cozido à Barrosão e aletria.
O desfile de iguarias continua em Santa Maria da Feira e Paços de Ferreira, nos dias 22 e 23, com assado misto de carnes, fogaça da Feira ou capão de Freamunde.

O último fim-de-semana de Janeiro a iniciativa desenvolve-se em Marco de Canaveses e Moimenta da Beira que propõem anho assado com arroz de forno e marrã de São Francisco entre outras delícias.
Em Fevereiro, nos dias 5 e 6, Chaves, Mirandela e Vimioso terão milhos, aletria, alheira de Mirandela certificada, butel com cascas para despertar a gula.
Amarante, Santo Tirso, Vinhais e Valongo são os anfitriões nos fim-de- semana seguinte onde os visitantes poderão provar, entre outros pratos, o bacalhau assado no forno, cabrito assado, canetões de Vinhais, arroz de cabidela de galo.
A 19 e 20 de Fevereiro Valença terá bacalhau à São Teotónio e borrachinhos de Valença. O último fim-de-semana gastronómico de Fevereiro será em Monção onde a lampreia será a rainha.
Em Março os municípios anfitriões serão Esposende, Melgaço, Macedo de Cavaleiros, Vieira do Minho, Vizela, Mogadouro, Ribeira de Pena, Amares, Póvoa do Varzim, Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães e Freixo de Espada à Cinta, só no primeiro fim-de-semana que propõem entro muitos outras delícias a lampreia, cozido de carnes com enchidos de porco bisaro, couves com feijões, posta mirandesa, rojões à moda do Minho, polvo, papas de serrabulho ou espeto de vitela.
Barcelos, Trofa, São João da Pesqueira e Penafiel são os municípios que se seguem que propõem entre outros o cabrito assado ou o arroz de pica no chão.
Ainda em Março, a 19 e 20, será a vez de Arcos de Valdevez, Porto, Póvoa do Lanhoso, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Torre de Moncorvo, Vila Pouca de Aguiar, Paredes e Arouca, onde não faltarão as tripas à moda do Porto, o leite creme dourado, o cabrito do monte assado, a vitela arouquesa ou a doçaria conventual.


Ponte de Lima, Cinfães, Espinho, Terras de Bouro e Gondomar encerram o mês oferecendo peixes e mariscos, cozido à Terras de Bouro, lampreia entre outros.
(…)
Fonte: Agência de Notícias Press-tour, em 5-01-2011

Sem comentários: