quarta-feira, 8 de maio de 2013

VI Ultra Trail da Geira divulga património

Os concelhos de Amares e Terras de Bouro acolhem, entre os próximos dias 18 e 19 de maio, a sexta edição do Ultra Trail da Geira/Via Nova, uma prova de orientação que costuma atrair centenas de participantes. A Via Nova Romana é um trajeto de vários quilómetros, cerca de 50, que é possível percorrer, praticamente sem obstáculos, usufruindo da magnífica paisagem envolvente, constituindo um património cultural e turístico único.
As ruínas, as pedreiras ou os muitos marcos miliários da região – quantidade incomparável a outras áreas do Império Romano – são apenas alguns dos atrativos da Via Nova.
A Via Nova Romana é entendida pelos promotores da iniciativa como “um património cultural e turístico único”. É também “uma prova muito segura, protegida, com boa afluência e que proporciona um contacto direto e constante com a natureza e com um vasto património construído de relevo”.
Na edição transata foram já introduzidas avançadas tecnologias que permitem uma monitorização da iniciativa em tempo real e, ainda, com a atribuição de prémios personalizados, feitos à imagem do próprio evento.
No dia 19 de maio decorrem, em simultâneo, três eventos: a Ultra Trail da Geira/Via Nova Romana, a Corrida da Geira e uma Marcha que abrange os municípios de Amares e Terras de Bouro.
A VI edição da Ultra Trail Geira tem partida marcada para Baños, em Lóbios, enquanto a meta será em Caldelas, Amares.
No sábado entra em funcionamento do secretariado no Posto de Turismo de Caldelas, onde, entre as 15h00 e as 21h00 será entregue a documentação, peitorais e cartão de controlo (SI card).
Fonte: Terras do Homem, em 8-05-2013

Sem comentários: