segunda-feira, 13 de maio de 2013

Vezeira repete-se na serra do Gerês

Os criadores de gado barrosão de Vilar da Veiga e de Rio Caldo, concelho de Terras de Bouro, voltaram, ontem, a repetir a tradição da vezeira, conduzindo-o à serra do Gerês, onde pastará até ao próximo mês de Setembro, em pastos mais frescos e verdejantes, pela mão dos pastores que se juntam em comunidade, revezando-se à vez, na árdua tarefa de guiar os animais pela alta montanha. É a vezeira, uma tradição ancestral que volta a repetir-se em prol da preservação dos usos e costumes mais antigos dos geresianos.
A tradição repetiu-se na manhã domingueira de ontem, mas a festa estendeu-se por todo o fim-de-semana, atraindo centenas de turistas à Vila do Gerês, ávidos por testemunhar um momento único, que desde há nove anos começou a fazer a passagem também pelo centro da localidade.
Habitantes, visitantes e turistas ladearam entusiástica e euforicamente a principal avenida da vila termal, acompanhando a subida dos animais de grande porte, guiados pelos criadores e pastores à serra. Uma forma de evidenciar a genuinidade da terra e possibilitar uma maior atractividade turística, assim aponta Miguel Teixeira, presidente da Associação Lírios do Gerês - precisamente a entidade organizadora e promotora desta iniciativa.
“Esta é já a 9.ª edição desta iniciativa e notamos que há mais gente. Aliás, já há quem cá venha nesta altura propositadamente para assistir à vezeira”, assinalou o responsável, referindo que esta é uma tradição que remonta a 1802 e que surgiu como forma de inter-ajuda entre pastores.
“O nosso grande objectivo foi pegar numa tradição e tentar aliá-la ao turismo daqui - já que é a principal actividade da região. No fundo é fazer com que esta subida da vezeira se torne também uma atracção turística, ser- vindo também de impulso para os criadores a manterem também”.
Visivelmente contente com a afluência de visitantes à vila, estava o presidente da Junta de Freguesia de Vilar da Veiga, que apontou que “esta é uma iniciativa importante para a nossa localidade porque são tradições que vão mantendo e já é um bom cartaz turístico do Gerês”.
Fonte: Correio do Minho, em 13-05-2013

Sem comentários: