quinta-feira, 2 de maio de 2013

Terras de Bouro, que é apontado como o mais pobre dos municípios minhotos, é o melhor pagador da região

Tombo de gigante entre os quatro grandes
No ranking formado pelos 14 municípios do Baixo Minho, Braga caiu do segundo para o nono lugar, colocando-se imediatamente atrás do Município de Barcelos, que cortou para metade o seu prazo médio de pagamento.
O tombo de gigante fez da maior câmara do Minho a pior pagadora entre os quatro municípios de grande dimensão e que integram o Quadrilátero Urbano. A descida ocorreu não apenas pelo facto de Braga ter duplicado o seu prazo de pagamento, mas também porque os outros três parceiros do Quadrilátero registaram reduções significativas no tempo que demoram a pagar.
A autarquia barcelense presidida por Miguel Costa Gomes leva agora 43 dias a pagar as faturas que lhe são apresentadas, quando, no final de 2011, o seu prazo médio de pagamento estava nos 92 dias, ou seja, quatro vezes mais que o tempo que era então praticado pelo Município de Braga. A Câmara de Guimarães cortou três dias ao prazo de pagamento, liquidando agora as faturas a 40 dias, enquanto que o Município de Vila Nova de Famalicão subtraiu 11 dias ao prazo médio de pagamento de 2011 (35 dias), pagando agora a 24 dias.
Entre os concelhos mais pequenos, a queda de Braga é particularmente acentuada na relação com o Município de Amares, que desceu o seu prazo médio de pagamento de 151 para 37 dias, no mesmo período em que capital minhota passou de 22 para 49 dias, o tempo que demora a pagar. Forte redução foi também registada em Esposende, com a autarquia presidida por João Cepa a encurtar de 84 para 35 dias, o seu prazo médio de pagamento. A Câmara de Fafe protagonizou também um corte de 50 por cento ao tempo de pagamento, que caiu de 47 para 26 dias.
Os melhores prazos de pagamento são praticados em dois dos concelhos mais pobres da região. O município de Celorico de Basto reduziu em 60 por cento o tempo que demorava a pagar e desceu o prazo médio de pagamento de 29 para 12 dias, ao longo do ano de 2012. A redução é particularmente acentuada na comparação com o final de 2010, ano que a autarquia celoricense demorava 106 dias a liquidar as faturas que lhe eram apresentadas.
Terras de Bouro, que é apontado como o mais pobre dos municípios minhotos, é o melhor pagador da região. Cumpre os compromissos para com os seus fornecedores num prazo médio de três dias, que já vem de 2010. É também a quarto melhor pagador dos 308 municípios portugueses, título que acumula pelo terceiro ano consecutivo.
Fonte: Diário do Minho, em 2-05-2013

Sem comentários: