quinta-feira, 30 de maio de 2013

Terras de Bouro inaugura no sábado museu dedicado à via romana

O Museu da Geira, dedicado à via romana que ligava Braga a Astorga (Espanha), vai ser inaugurado no sábado, em Terras de Bouro, num investimento de 700 mil euros, informou hoje o arqueólogo responsável pelo projeto.
Ricardo Silva avançou que o espaço museológico, que demorou dois anos a construir, é semienterrado e "inteiramente" dedicado à geira, caminho romano que unia "Bracara Augusta", Braga, a "Asturica Augusta", Astoga, Espanha, e que mantém, em Terras de Bouro, um percurso "intacto" de 30 quilómetros.
Inserido no Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), o museu, financiado a 75% por fundos comunitários, divide-se em quatro salas com diferentes temas, um auditório e gabinetes para estudos arqueológicos.
A primeira sala, explicou o responsável, é dedicada ao planeamento, ou seja, à análise topográfica da via romana da Geira. A segunda está subordinada ao tema da construção, onde os visitantes obtêm informações sobre a forma como os romanos edificaram as vias e as pontes e extraiam e talhavam as pedras.
"Viajar na geira" é o tema da terceira sala que dá a conhecer o espólio romano de restaurantes, hotéis, termas, mercados e postos de combustíveisl Já a quarta sala dedica-se à paisagem e mostra a sua evolução desde a idade do ferro à idade romana.
Através de uma tábua cronológica, o visitante pode ainda fazer uma viagem de 2.000 anos pela geira romana.
"Os romanos faziam construções para durar, pelo que o que não é visível, foi destruído pelas novas edificações", disse o arqueólogo.
Ricardo Silva realçou que o Museu da Geira, aberto todos os dias da semana, está preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida, através de rampas de acesso, invisuais, com roteiros em braille, e pessoas com dificuldades auditivas com amplificadores.
Considerado como uma "alavanca turística" importante para Terras de Bouro, o museu tem roteiros em formato papel e áudio em francês, inglês, alemão, italiano, castelhano e galego.
O espaço, considerou o responsável do projeto, será um "importante atrativo" para impulsionar a restauração, hotelaria, lojas comerciais e atividades desportivas da região.
O museu integra-se no projeto de recuperação e valorização da via romana "Geira na serra do Gerês", desenvolvido por municípios, universidades, fundações e regiões de turismo.
Classificada como Monumento Nacional, a geira era uma rota estratégica de circulação de bens e de defesa, num período de expansão e crescimento global da economia do Império.
O concelho de Terras de Bouro tem vários vestígios arqueológicos como pontes, calçadas, pedreiras e mais de 100 miliários, que assinalavam as milhas na via e davam indicações da distância até à cidade mais próxima.
Fonte: RTP (Lusa), em 30-05-2013

Sem comentários: