terça-feira, 7 de maio de 2013

Gabinete de Planeamento e Desenvolvimento Estratégico - Programa Valorizar - SIALM - nova fase de candidaturas

O Gabinete de Planeamento e Desenvolvimento Estratégico do Município de Terras de Bouro informa todos os interessados que têm agora uma nova oportunidade de apoio aos seus projetos de investimento e criação de postos de trabalho, pois encontra-se a decorrer até 3 de junho a segunda fase do Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas.
No passado dia 1 de abril encerrou a 1ª fase de candidaturas ao sistema de incentivos SIALM.
A esta primeira fase foram apresentados 142 projetos que envolvem um montante total de investimento de cerca de 1,7 milhões de euros.
Tendo em consideração que a dotação disponível para esta fase é de 5,9 milhões de euros, foi possível a aprovação da totalidade das candidaturas que reuniam condições de acesso.
O maior número de candidaturas ocorreu na região do Norte tendo no Algarve apenas sido apresentadas 2 candidaturas.
A fase que está agora a decorrer dispõe de uma dotação de cerca de 10 milhões de euros ao dispor das microempresas. Este financiamento é enquadrado nos apoios dos programas operacionais regionais do Norte, Centro, Alentejo e Algarve.
Esta constitui uma oportunidade para as microempresas criadas até 2012 investirem nos seus estabelecimentos e beneficiarem de um financiamento bastante atrativo caso pretendam aumentar o número dos seus colaboradores. O investimento elegível (até 5 000 euros ou 25 000 euros, consoante a localização do projeto) é apoiado em 50% e a criação de um posto de trabalho a tempo inteiro implica um financiamento mínimo de 5 030 euros, valor este que pode aumentar com o nível de qualificações e com a condição de ser jovem e desempregado ou à procura do 1º emprego.
Trata-se de um sistema de incentivos de acesso muito simples e com curtos prazos de decisão (15 dias), acessível a todos os pequenos empresários com pequenos projetos nas regiões mais desfavorecidas. Mais informações em http://www.ifdr.pt/content.aspx?menuid=383 .
Em complemento, há ainda a possibilidade da parte do investimento não apoiado (50%) poder ser financiado através de empréstimos da linha de crédito INVESTE QREN (mais informações em http://www.ifdr.pt/content.aspx?menuid=372. Informação sobre esta linha de crédito está também disponível aos balcões dos bancos aderentes.
Fonte: Município, em 7-05-2013

Sem comentários: