terça-feira, 28 de maio de 2013

Arquidiocese de Braga em sintonia com o Papa

No próximo domingo 2 de junho, dia em que a Igreja assinala a solenidade do Corpo de Deus, a Arquidiocese de Braga propõe às suas comunidades uma Adoração Eucarística sincronizada com o Papa Francisco.
Recorde-se que no calendário dos grandes eventos para este Ano da Fé está agendada uma hora de adoração eucarística a realizar no domingo, dia 2 de junho, pelas 17h00, na basílica de São Pedro (Vaticano). Nesta celebração toma parte o Papa Francisco, que estendeu esta proposta aos bispos de todo o mundo e suas comunidades.
Seguindo este propósito, o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, apelou a todos os arciprestados e demais comunidades eclesiais para que se faça «uma adoração eucarística sincronizada à mesma hora com a adoração eucarística do Santo Padre, promovendo assim, de um modo mais evidente e profundo, a comunhão eclesial». Este apelo está a motivar diversas iniciativas comunitárias.
A única condição é que se realizem à mesma hora, de forma a existir uma profunda sintonia com o Papa Francisco. Se alguns dos arciprestados resolveram fazê-lo numa única celebração, convidando todas as comunidades a participarem na mesma, já outros arciprestados deixaram a adoração eucarística ao cuidado de cada paróquia, dado que muitas, por tradição, costumam assinalar o Corpo de Deus com celebrações próprias.
Em muitas localidades, após o momento de adoração eucarística, decorre uma procissão pelas ruas.
O arciprestado de Braga propõe uma hora de adoração eucarística, a partir das 16h00, na Sé Primaz. Esposende também agendou uma celebração única, a realizar na igreja Matriz, a partir das 16h00, o mesmo ocorrendo na igreja do mosteiro de Refojos, em Cabeceiras de Basto, onde vai estar presente o Bispo auxiliar D. Manuel Linda, em visita a este arciprestado. Em Amares o momento de adoração vai decorrer na igreja de Ferreiros, a partir das 17h00, e em Vila Verde na igreja Matriz, estando agendado para as 16h00. O arciprestado de Vila Nova de Famalicão realiza a adoração eucarística, pelas 16h00, na igreja nova Matriz, enquanto que no arciprestado de Fafe iniciativa está agendada para a mesma hora, na igreja de S. José.
Já os arciprestados de Guimarães e Vizela, Barcelos, Celorico de Basto, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vieira do Minho, deixaram ao cuidado de cada comunidade paroquial a organização deste momento de adoração.
O arciprestado da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, pelo facto de deter diversas celebrações enraizadas em algumas das suas comunidades, também abdicou de uma celebração única, recordando-se que a cidade de Vila do Conde acolhe neste dia a sua mais imponente celebração religiosa anual, que é a procissão do Corpo de Deus.
Fonte: Diário do Minho, em 28-05-2013

Sem comentários: