domingo, 5 de maio de 2013

Cibões rende-se à visita pascal

A paróquia de Cibões, Terras de Bouro, voltou este ano a cumprir a tradição da visita pascal, que embora tenha decorrido num sábado - o que causou alguma discordância entre alguns paroquianos que a queriam realizada no domingo - acabou, no entanto, por ter um grande êxito junto dos fiéis, tendo sido uma das visitas pascais mais alegres nos últimos anos, registando uma grande adesão.
“Nunca tive uma visita em Cibões com tanta gente. Foi vivida com uma alegria contagiante e tudo correu muito bem”, garantiu o padre Albino Fernando Meireles, responsável pela paróquia de Cibões.
Segundo a estatística paroquial, a adesão por parte dos paroquianos em abrir as suas casas à cruz foi elevada, em comparação com o ano transacto. “Este ano abriram mais casas, exceptuando, meia dúzia, talvez os autores de uma notícia tão ‘estonteante’ e ‘polvorosa’, que demonstraram bem quem eram, com a sua casa fechada ao compasso”, critica o pároco.
O padre Albino Fernando Meireles explica que quando tomou conta em 2007 das quatro comunidades que dirige, entre elas a de Cibões, a visita pascal passou a ser realizada por rotatividade no domingo de Páscoa, segunda de Páscoa e duas no domingo de pascoela.
Em 2008 esta lógica foi revertida, pois o pároco ‘ganhou’ a quinta paróquia, conseguindo mantê-la até 2012 com a ajuda de diáconos e leigos.
“Como este ano entendi ser eu a fazer a visita pascal em todas as paróquias, decidi, ouvidas algumas pessoas, ocupar também o sábado que antecede a pascoela, entrando assim, novamente o sistema de rotatividade por paróquias, sendo que, em 2014, a paróquia que teve visita na segunda-feira, terá a mesma no sábado de pascoela”, garante o padre Albino Fernando Meireles.
Fonte: Correio do Minho, em 5-05-2013

Sem comentários: