segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Helicóptero já resgatou grupo perdido no Gerês

Hoje, é notícia, na comunicação social, o resgate feito por um helicóptero de Socorro e Assistência da Protecção Civil. Ainda bem que os turistas foram salvos! Eis as notícias.


Helicóptero já resgatou grupo perdido no Gerês
Um helicóptero de Socorro e Assistência da Protecção Civil já resgatou o grupo de oito pessoas que se perdeu no Parque Natural Peneda-Gerês, no concelho de Terras do Bouro, informa a Protecção Civil. Os turistas passeavam a pé e perderam-se em consequência do mau tempo que se fez sentir ontem, domingo, numa zona cujo acesso só se faz a pé.
Ao contrário do que foi veiculado esta a manhã, o grupo não era composto apenas por sete pessoas, mas sim sete adultos e uma criança. Os campistas encontram-se já nas instalações dos voluntários de Salto, Montalegre, onde estão a receber uma refeição quente, já que, depois de uma noite na serra, estavam molhados e cheios de frio.
Logo depois, serão encaminhados pelos bombeiros até ao local onde deixaram as suas próprias viaturas.
Durante a manhã, estiveram envolvidos nas buscas 22 bombeiros das corporações de Salto, concelho de Montalegre, Terras de Bouro, concelho de Vieira do Minho, e de Espanha.
As buscas foram realizadas a pé pelos bombeiros e apoiadas por um helicóptero da Protecção Civil, adiantou a mesma fonte.
Sérgio Magalhães explicou que no domingo foi alertado para ajudar um grupo de sete pessoas que se tinha perdido no Gerês, tendo accionado de imediato as buscas.
"Recebemos uma chamada a dizer que havia um grupo de sete pessoas que se tinham perdido Gerês e que era preciso ir ajuda-las porque estavam desorientadas por causa do temporal", disse à Lusa.
Adiantou que os bombeiros tinham as coordenadas GPS do local onde se encontravam os campistas bem como os números de telemóvel o que lhes permitiu manterem-se em contacto enquanto decorriam as operações.
"A dada altura perdemos o contacto e o temporal começou a ser cada vez maior", adiantou Sérgio Magalhães, explicando que apesar de terem encontrado o local não conseguiram localizar o grupo e com o cair da noite suspenderam as buscas.
"Deduzo que tenham andado alguns metros à procura de melhor abrigo", disse, acrescentando que hoje os bombeiros estão novamente a caminho do local.
Fonte: Jornal de Notícias, em 4-10-2010

Gerês: Campistas isolados pelo mau tempo já foram salvos
Os campistas que se encontravam isolados desde domingo no Parque Nacional da Peneda-Gerês, depois de terem sido surpreendidos, durante uma caminhada, pelo mau tempo, já foram resgatados por um helicóptero de socorro e assistência, após terem sido localizadas pelas 7:30 desta segunda-feira.
De acordo com o site da Autoridade Nacional de Protecção Civil, as pessoas «estão bem de saúde» e terão sido resgatadas entre as 10:20 e as 10:50, «em local de difícil acesso». As buscas começaram de imediato após o alerta, com os bombeiros em contacto telefónico com os turistas.
«Recebemos uma chamada a dizer que havia um grupo de sete pessoas que se tinham perdido Gerês e que era preciso ir ajudá-las porque estavam desorientadas por causa do temporal», acrescentou o comandante dos bombeiros voluntários. Esta manhã, a Protecção Civil indicou que seriam oito as pessoas encontradas.
Nas buscas terrestres, participaram bombeiros das corporações de Salto, concelho de Montalegre, Terras de Bouro, concelho de Vieira do Minho, e de Espanha.
Fonte: Diário Digital, em 4-10-2010

Resgatados turistas desaparecidos no Gerês
Um helicóptero de socorro e assistência da Protecção Civil resgatou esta manhã o grupo de sete pessoas que se perdeu no Parque Natural Peneda-Gerês, no concelho de Terras do Bouro.
Os turistas passeavam a pé e perderam-se em consequência do mau tempo que se fez sentir ao longo de todo o domingo, numa zona cujo acesso só é possível a pé.
Desde o momento do alerta, a meio da tarde de ontem, os bombeiros tiveram sempre as coordenadas GPS do local onde se encontravam os campistas, bem como os números de telemóvel, o que lhes permitiu manterem-se em contacto enquanto decorriam as operações.
O local era de difícil acesso, pelo que o resgate teve de ser concretizado por via aérea, com recurso a um helicóptero da Protecção Civil.
Fonte: Rádio Renascença, em 4-10-2010

Gerês: Sete turistas já foram resgatados
Os oito campistas isolados no Parque Nacional da Penada Gerês (PNPG) desde domingo, foram resgatados esta manhã pelo helicóptero da Protecção Civil, disse à Agência Lusa o segundo comandante dos bombeiros de Salto, concelho de Montalegre.
Sílvio Magalhães r
eferiu que os campistas, sete adultos e uma criança, encontram-se nas instalações dos voluntários de Salto, onde estão a receber uma refeição quente, já que, depois de uma noite na serra, estavam molhados e cheios de frio.
Logo depois, adiantou, serão encaminhados pelos bombeiros até ao local onde deixaram as suas próprias viaturas.
Durante a manhã estiveram envolvidos nas buscas 22 bombeiros das corporações de Salto, concelho de Montalegre, Terras de Bouro, concelho de Vieira do Minho, e de Espanha.
Com a melhoria do tempo esta manhã o resgate dos campistas pode ser feito pelo helicóptero Kamov da Protecção Civil.
Sílvio Magalhães referiu que domingo foi alertado para ajudar um grupo de pessoas que se tinha perdido no Gerês, por causa do mau tempo tendo accionado de imediato as buscas.
Disse ainda os bombeiros tinham as coordenadas GPS do local onde se encontravam os campistas bem como os números de telemóvel o que lhes permitiu manterem-se em contacto enquanto decorriam as operações.
No entanto, as buscas foram interrompidas com o cair da noite e retomadas esta manhã.
Fonte: Lusa e Rádio Gaia FM, em 4-10-2010

Sem comentários: