quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Terras de Bouro com boas notas a Matemática

Trata-se da disciplina que mais problemas cria aos alunos do secundário. Assim o dizem, pelo menos, as estatísticas. No entanto, em Terras de Bouro, a Matemática não parece assim tão difícil de ultrapassar e de assimilar. É que, naquele concelho, a disciplina em que os alunos obtiveram os melhores resultados nos exames nacionais foi mesmo o ‘quebra-cabeças’ da maioria dos alunos portugueses.
Se em Rio Caldo, a média de exames de matemática chegou aos 12,07 valores, em Moimenta esse número sobe para os 12,51. Ora, recusando-se a aceitar o ‘fado português’ que reza que os alunos nacionais não se dão bem com os números, a Escola Básica e Secundária Padre Martins Capela resolveu aderir ao ‘Plano de Acção para a Matemática’. Trata-se de um plano destinado a todos os alunos dos segundo e terceiro ciclos daquela escola.

Além disso, tem como finalidade "melhorar os resultados dos alunos nesta disciplina e, simultaneamente, criar um ambiente motivador para o estudo da mesma". Deste modo, foram criados quatro espaços de intervenção: o Clube da Matemática; o apoio pedagógico acrescido; o projecto matemática leccionado em assessoria; e o estudo acompanhado.
No clube da matemática são resolvidos diversos e variados problemas bem como garantida a participação nas mais variadas olimpíadas da matemática e da lógica. No projecto matemática é desenvolvido esse mesmo raciocínio lógico, bem como desenvolvida a comunicação matemática. Além disso, são ainda realizadas sessões de esclarecimento de dúvidas. No apoio pedagógico acrescido, os alunos são ajudados na resolução dos trabalhos de casa, bem como preparados para os testes de avaliação. Finalmente, o estudo acompanhado prevê a mobilização de saberes culturais, científicos e tecnológicos, bem como a interpretação e resolução de problemas, entre outras estratégias.
Fonte: Terras do Homem, em 28-10-2010

Sem comentários: