domingo, 24 de outubro de 2010

Na morte do Dr. Elísio de Carvalho

De há alguns tempos a esta parte, os leitores do nosso jornal habituaram-se a ler nestas páginas os meticulosos e bem elaborados trabalhos de pesquisa e investigação biográfica em torno da figura ilustre do médico geresiano Professor Doutor Emídio José Ribeiro, a propósito do centenário do seu nascimento, que está a decorrer, assinados por um seu antigo aluno, colega e amigo, de nome António Elísio de Carvalho Costa, cuja morte precoce, em 1 de Setembro passado, em Gemunde, Maia, surpreendeu a todos quantos tiveram o privilégio de o conhecer.
Bracarense de gema, pois nascera em 1940 em Trandeiras, com poucos meses se mudando com os progenitores para a vizinha freguesia de Esporões, onde concluiria a instrução primária e passaria a infância e parte da adolescência, empregou-se, aos 16 anos, no Hospital de S. Marcos, em Braga. Aos 20 anos, obteve o diploma de Auxiliar de Enfermagem na Escola O. Ana Guedes, no Porto, função que exerceu durante quatro meses, para ingressar depois no serviço militar obrigatório, de 1961 a 1966, altura em que iniciou em Coimbra os estudos liceais para, em Outubro de 1966, iniciar o curso de Medicina na Universidade do Porto, concluído em 1973.

No âmbito do Ano de carreira Médica à Periferia" trabalhou, em 1975/1976, no hospital de Vila Verde e nos Centros de Saúde de Vila Verde e de Terras de Bouro. Nos três anos seguintes, fez a especialidade de Nefrologia no Hospital de S. João, ingressando em 1980, no quadro hospitalar do mesmo serviço, até à sua aposentação em 2006. Nesse hospital, juntamente com o Prof. Victor Faria, criou o Sector de Nefropatologia, onde desenvolveu, ao longo de 29 anos, intensa e perseverante actividade no estudo e organização detalhada de todas as biopsias renais examinadas. Foi ainda "Médico ao Domicílio", nos bairros ribeirinhos de Gaia, de 1974 a 1990, aí adquirindo uma experiência clínica ímpar.
Após o 25 de Abril, sentiu-se atraído pela intervenção cívica, sendo militante e desenvolvendo vários cargos políticos na esfera do PPD/PSD, tendo feito três mandatos, interpolados, na Assembleia Municipal da Maia, o último dos quais (1986-1989) como Presidente daquele Órgão autárquico. Presidiu também à Comissão de Humanização do Hospital de S. João.
Dando cumprimento a um seu desejo íntimo, em Junho de 2006 iniciou pesquisas e começou a escrever os itinerários biográficos e científicos do seu grande mestre e amigo, Professor Dr. Emídio Ribeiro, a que maioritariamente deu publicação na revista da Ordem dos Médicos da Zona Norte, textos esses que seriam compilados na obra "Recordando o Prof. Emidio Ribeiro", que idealizara apresentar publicamente na cerimónia comemorativa do centenário do nascimento daquele eminente catedrático em medicina, conforme se refere noutra peça desta edição.
Uma doença fatal - cancro no pâncreas - em pouco tempo retirou-o, aos 70 anos, do convívio dos vivos, impedindo-o, assim, de cumprir pessoalmente a homenagem que sonhara prestar ao seu estimado mestre e amigo dedicado. Reiterando as mais sentidas condolências à família enlutada, o "Geresão" formula votos de paz para a alma do ilustre finado.
Fonte: Jornal Geresão, em 20-10-2010

Sem comentários: