quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Assaltos e burlas a idosos alertam autoridades

Nas últimas semanas, verificou-se o regresso dos crimes de assalto e burla a idosos, com alguns casos a vitimar gentes de Amares e Terras de Bouro. É o problema da vulnerabilidade das pessoas mais velhas a residir em zonas rurais, e cujos riscos se agravam nesta altura de acentuada e prolongada crise económica e social.
O Comando Territorial de Braga da Guarda Nacional Republicana tem já em execução um vasto conjunto de acções de sensibilização junto da população mais idosa, com a finalidade de lhes "comunicar procedimentos de segurança a ter presentes em situações típicas de tentativa de burla ou burla consumada".
Com estas acções, que se materializarão através de contactos telefónicos, pessoais e em sessões públicas, procura-se igualmente "criar maior sentimento de segurança junto da população mais afectada por este tipo de criminalidade" – explica fonte da instituição militar.

Através deste empenhamento, que abrange todos os concelhos do distrito de Braga, pretende-se ainda privilegiar a visibilidade do programa ‘Apoio 65 - Idosos em Segurança’, implementando o contacto pessoal com os idosos, nos seus locais de residência, sobretudo nos mais isolados, e ainda nos locais habituais de concentração, especialmente em centros de dia, Lares de idosos, misericórdias e igrejas, sensibilizando-os e alertando-os para a adopção de medidas preventivas, ou para os procedimentos a seguir aquando da ocorrência deste género de crimes.
Toda esta preocupação resulta do facto de ainda se verificarem diversas situações, ao longo de todo o ano, em que os idosos acabam assaltados e ludibriados pelos ‘amigos do alheio’, nomeadamente nas zonas mais rurais.
Nas últimas semanas, no concelho de Amares, têm-se registado várias ocorrências, embora nem sempre as mesmas sejam participadas, ora por "vergonha" dos afectados, ora por mera atitude passiva perante crença na impossibilidade de recuperação dos seus bens. O lugar de Paradela de Frades, em Bouro Santa Maria, foi um dos lugares rurais visados pelos burlões, que acabaram por enganar alguns dos idosos.
Também em solo terrabourense se registaram alguns casos. Recentemente, a GNR, através do Posto Territorial de Terras de Bouro, recuperou, numa loja de penhores em Braga, algumas peças de ouro que tinham sido furtadas no interior de uma residência daquele concelho.
O furto ocorreu na freguesia de Ribeira, onde os ‘larápios’ levaram um fio, uma aliança e mais três anéis com pedras. Neste caso, a GNR de Terras de Bouro identificou o suspeito do furto. Trata-se de um jovem de 29 anos, residente em Amares e a quem foram apreendidos 100 euros, que se presume resultarem da venda do ouro furtado.

Conselhos úteis:
- Não confie em estranhos, com aparentes boas intenções, nem forneça qualquer informação
- Não ande com muito dinheiro e evite o uso de objectos de valor
- Desconfie de esquemas que lhe ofereçam dinheiro fácil
- Todos os funcionários da Água, Luz, CTT, etc, estão bem identificados. Verifique sempre o nome e fotografia
- Não deixe que se apercebam, se estiver sozinho(a) em casa, finja que está acompanhado(a)
- Cultive relações de boa vizinhança. O apoio entre vizinhos pode ajudar
- Tenha sempre à mão os números de telefone das autoridades familiares, de familiares e amigos

Como actuam os burlões:
- São, geralmente, homens ou mulheres bem vestidos e bem-falantes
- Apresentam-se como amigos de familiares ou funcionários da Segurança Social, dos CTT, Bancários, Médicos
- Alegam que pretendem ajudar: a trocar dinheiro, porque este perde validade ou vai sais de circulação; a substituir um cartão multibanco velho, por um novo
- Os que se apresentam como familiares, pedem dinheiro. Outros pretendem entregar uma encomenda, destinada a um filho.
- Por último, através do famoso 'conto do vigário', procuram uma pessoa a quem pretendem entregar uma elevada quantia de dinheiro, oferecendo uma boa recompensa a quem os ajudar
Registe sempre:
- Marca, cor, modelo e matrícula do veículo em que se deslocam e com quantos ocupantes
- A idade, altura, sexo, etnia, cabelo, barba, cor dos olhos, etc, dos indivíduos
Fonte: Terras do Homem, em 28-10-2010

Sem comentários: