domingo, 2 de junho de 2013

Museu da Geira valoriza património (no jornal Correio do Minho)

Foi inaugurado ontem, na freguesia de Campo do Gerês, em Terras de Bouro, o Museu da Geira Romana.
A estrutura, que já estava em funcionamento, custou cerca de um milhão e 150 mil euros (750 mil euros para a estrutura e 400 mil euros para o mobiliário).
A inauguração aconteceu na sequência da classificação da Geira Romana (via romana que ligava Braga a Astorga, em Espanha) como monumento nacional, no passado dia 6 de Maio.
“Esta distinção veio aumentar a motivação para a abertura deste espaço. Terras de Bouro é um concelho de valor histórico e com este museu o património histórico vai sair mais valorizado. Importa, agora, divulgar este museu”, disse Joaquim Cr acel, autarca de Terras de Bouro.
Até ao início do mês de Maio, apenas 35 marcos miliários da Geira eram considerados monumentos nacionais.
Joaquim Cracel explicou, ainda, que a autarquia tem apostado na manutenção da Geira, mas que “ainda há uma ou outra zona que precisa de manutenção, devido às recentes intempéries”.
No museu, os visitantes podem ver todo o processo de construção das vias romanas e os respectivos instrumentos. O museu tem entradas gratuitas, “desde que o visitante passe, primeiro, pelo Museu de Vilarinho das Furnas e pela Porta do Gerês”, disse Joaquim Cracel.
Dispõe, ainda, de um espaço destinado a actividades com crianças.
Fonte: Correio do Minho, em 2-06-2013

Sem comentários: