sexta-feira, 14 de junho de 2013

Agrupamento de Escolas: Marchas Populares animaram a vila de Terras de Bouro

Cerca de 400 crianças iluminaram, ontem, as ruas de Terras de Bouro. Durante a tarde não faltou cor e música na vila terra-bourense que assim celebrou as ‘Marchas Populares 2013’
Organizado pela câmara municipal, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, este evento é já uma tradição que vem “enriquecer a comunidade”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Joaquim Cracel Viana.
No ano passado, devido às condições climatéricas adversas, as marchas infantis não saíram à rua, contudo este ano o cenário não se repetiu. O sol marcou presença e o clima agradável convidou muitos a assistirem às ‘Marchas Populares 2013’.
Neste dia, a vila de Terras de Bouro celebrou não só o Sto. António, mas também o S. João e o S. Pedro, sendo esta uma actividade que abrange todos os santos populares.
O evento veio assim “animar o concelho”, salientou Joaquim Cracel Viana, tendo acrescentado ainda que , esta se apresenta sempre como “uma oportunidade para a escola se abrir à comunidade”.
Assim, foram cerca de 400 jovens que participaram neste evento. “Um número significativo, que apesar do decréscimo taxa de natalid ade em Portugal, se tem vindo a manter ao longo dos últimos anos”, afirmou ainda o presidente da câmara.
Entre os participantes estiveram: o Jardim de Infância (JI) de Carvalheira, JI de Chorense, JI de Rio Caldo, JI da Moimenta, JI de Covide, JI do Souto, diversas turmas da Escola Básica e Secundária (EBS) de Terras de Bouro, e ainda a EB1 do Gerês, EB1 de Rio Caldo, EB1 de Valdozende, e também o Clube de Música da EBS de Terras de Bouro.
As comemorações consistiram assim num pequeno desfile, que culminou numa espécie de palco improvisado, onde os diferentes grupos de crianças apresentaram as coreografias ensaiadas. No final houve ainda tempo para um pequeno lanche convívio entre as escolas participantes.
Os trajes foram preparados por “pais, alunos e professores, sendo que alguns foram readaptados de anos anteriores”, mas no final todos se apresentaram vestidos de acordo com a ocasião, revelou Álvaro Carneiro, adjunto da direcção do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro.
Para este responsável as Marchas Populares são já um hábito em Terras de Bouro, contudo, todos os anos têm algo novo, “é sempre diferente e os miúdos mostram-se sempre muito entusiasmados”.
Fonte: Correio do Minho, em 14-06-2013

Sem comentários: