segunda-feira, 17 de junho de 2013

José Carlos Rodrigues vence Gerês Granfondo Cycling

O ex-ciclista profissional José Carlos Rodrigues venceu ontem o ‘Gerês Granfondo Cycling Road’, cumprindo o percurso de 146 km da prova, quase toda em montanha, no tempo de quatro horas, 16 minutos e 24 segundos.
Natural de V. N. Famalicão e residente em Barcelos, o vencedor gastou menos um segundo e 87 centésimos do que o segundo classificado, José Pedro da Silva Dias. Os atrasados chegaram à meta cerca de uma hora e um quarto depois do vencedor, como se vê pelo que chegou na posição 261, que gastou 5h29m21:929 s. para cumprir a mesma distância de 146 km.
Na prova de meio fundo, que se disputou em simultâneo, sagrou-se vencedor Fernando Isaac Pinto, que cumpriu os 100 km em 3h38m25 segundos.
No total, as duas provas levaram ao Gerês cerca de 820 ciclistas — a maior parte dos quais portugueses, mas também se viram espanhóis, ingleses e franceses.
Ao centésimo quilómetro terminava subida de 12%
A prova de ‘granfondo’ tinha desafios como o Alto Joana Barbosa, entre o quilómetros 45 e o quilómetro 51, ou seja, 6km sempre a subir numa inclinação entre os 4% e os 5%. Depois, o Alto Alberto Amaral, onde os concorrentes encontravam o segundo abastecimento, que se seguiu a uma escalada contínua com cerca de 11 km após o quilómetro 70 e uma inclinação entre os 5% e os 6%.
A grande dificuldade situava-se ao centésimo km, após uma subida de 14 km, em que os primeiros dois subiam a 12% de inclinação.
A prova de ‘mediofondo’ consistiu num percurso de 100 km, com primeira dificuldade na subida ao Alto Pedro Cardoso, extensão de 23 km (entre o km 45 e o km 68), cujos primeiros 6 km coincidiram com idêntica distância do ‘granfondo’.
Ao 67.º quilómetro os concorrentes aproveitaram o primeiro ponto de abastecimento e hidratação. Para ambas as provas, os últimos 5 km incidiram na subida entre as pontes de Rio Caldo e a meta no centro da vila do Gerês.
“Acima dos 100 km começa a massacrar”
“Fui ciclista profissional durante muitos anos e agora estou focado no nacional de maratonas. Toda esta prova foi dura. O traçado, em si, era bastante difícil, com subidas exigentes. Depois, a quilometragem. Acima dos 100 quilómetros já começa a massacrar”, disse ao CM o vencedor, destacando a subida difícil, com inclinações elevadas “e um paralelo no meio que desestabiliza um bocadinho”.
“Mas correu bem”, adiantou o ciclista, de 34 anos, revelando que o próximo objectivo é, daqui a um mês, o campeonato nacional de maratonas de BTT, em Aveiro.
“No ano passado fui campeão nacional de Masters A, este ano defini ir para o escalão máximo e o meu objectivo é tentar ganhar o campeonato nacional de Elites”. “Tenho treinos diários. Tenho um preparador físico que me faz a planificação da época e desde já quero agradecer ao Valter Sousa que há muitos anos, desde quando era profissional que eu trabalho com ele. Continuo a trabalhar com ele. É uma pessoa com quem me sinto bastante à vontade, bastante bem. Acredito muito nele e ele acredita muito em mim”, concluiu.
Fonte: Correio do Minho, em 17-06-2013

Sem comentários: