quarta-feira, 12 de junho de 2013

Associativismo e Empreendedorismo: oportunidades para a Juventude

A coligação “Juntos por Terras de Bouro” realizou, no passado dia 8 de junho, uma sessão pública sobre «Associativismo e Empreendedorismo: oportunidades para a Juventude», com o objetivo de debater as condições de fixação para os jovens de modo a que possam permaner no concelho de Terras de Bouro.
Abordaram esta temática os seguintes oradores: Eng. José Manuel Fernandes - eurodeputado e autor do livro «Sem Fronteiras: Programas disponíveis para jovens»; o Dr. Manuel Barros – Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude do Norte; o Manuel Tibo - Empresário local; e, ainda, a Dra. Ana Rita Ribeiro - técnica do Gabinete do Empreendedor da Associação Académica da Universidade do Minho. A sessão foi moderada pelo candidato da Coligação à presidência da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Dr. António Afonso.
A sede da Junta de Freguesia de Souto revelou-se pequena para alojar todos aqueles que queriam ouvir os palestrantes a abordaram a temática do Associativismo e do Empreendedorismo como oportunidades para a juventude.
Os oradores foram unânimes na referência às imensas potencialidade que o Concelho possui. Na verdade, Terras de Bouro detém um vasto património cultural, ambiental, paisagístico, termal e religioso. No entanto, foi consensual que ainda há muito por explorar e por fazer, sendo necessário criar soluções e definir estratégias que vão de encontro à resolução dos problemas da população, as quais podem passar por uma articulação de projetos intermunicipais.
As sugestões e «dicas» de oportunidades de negócio, bem como a referência a alguns sistemas e/ou programas de apoio aos jovens, foram objeto de referência por parte dos oradores, sem esquecer a importância da participação dos jovens nos movimentos associativos (recreativos, culturais, desportivos, religiosos, etc), de forma a adquirirem diversas competências transversais.
Durante o debate que se seguiu, os presentes foram sensibilizados para a necessidade de todo o empreendedor, jovem ou menos jovem, ser resiliente, visionário, proativo e com grande capacidade de iniciativa.
A próxima iniciativa está marcada para o dia 24 de junho, pelas 21h 30m, na Vila do Gerês, e abordará a temática seguinte: “O Turismo como fator de desenvolvimento”.
Fonte: Coligação Juntos por Terras de Bouro, em 11-06-2013

Sem comentários: