quinta-feira, 6 de junho de 2013

Museu da Geira é “mais-valia de atracão turística”

Com a inauguração, no passado sábado, do Museu da Geira, no Campo do Gerês, em Terras de Bouro, fica completo o núcleo museológico local, composto ainda pela Porta do Parque Nacional da Peneda-Gerês e pelo Museu de Vilarinho.
O espaço agora inaugurado é dedicado à via romana que ligava Bracara Augusta (Braga) a Asturica (Astorga) e constitui uma “mais-valia para o município” em termos de atracão cultural e turística.
No total, a obra tem um custo que ascendeu a um milhão e 100 mil euros.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, o recente alargamento da classificação como Monumento Nacional a toda a antiga Geira romana serve para “aumentar a motivação para os futuros visitantes do espaço”. “Seguramente que essa distinção irá beneficiar este espaço, que pretende dinamizar turisticamente o concelho”, reconheceu o edil, lembrando que Terras de Bouro é um “concelho de valor histórico e com este museu o património histórico vai sair mais valorizado”.
Cracel afirma, ainda, que o museu pretende ser “um espaço de memória” e de preservação histórico-cultural de Terras de Bouro, bem como um “espaço educativo”, pois transmite uma “profunda e exaustiva lição” sobre a Via Nova.
No local, é possível agora apreciar um conjunto de painéis, maquetes e outros suportes, com os quais se recua cerca de dois mil anos para perceber a construção da Via Nova, os materiais e as técnicas utilizadas e os meios de transporte da época.
Fonte: Terras do Homem, em 6-06-2013

Sem comentários: