quinta-feira, 20 de junho de 2013

Necrópole megalítica da Peneda-Gerês classificada como Sítio de Interesse Público

A necrópole megalítica da Serra Amarela, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), que integra 37 monumentos funerários rupestres, foi classificada como Sítio de Interesse Público, segundo portaria publicada hoje.
Trata-se de um processo de classificação que arrancou em 2006, sob proposta da direção do PNPG, e que envolve as freguesias de Britelo, Lindoso e Ermida, no concelho de Ponte de Barca. Foram identificados nesta área, até ao momento, 37 monumentos funerários "associados a testemunhos de arte rupestre", lê-se na portaria, assinada pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.
"Indissociável de um território pautado pela presença do granito e da vegetação rasteira, a necrópole da Serra Amarela representa, assim, não só um caso exemplar do património arqueológico existente na região, como um testemunho da importância paisagística que as construções megalíticas possuem ao longo de vários séculos", acrescenta a classificação, publicada hoje em Diário da República e que destaca ainda a importância daquela área para a investigação histórica e científica.
Distribuída por oito grupos heterogéneos, esta necrópole caracteriza-se essencialmente por mamoas que, "apesar de mal conservadas, permitem da identificar os materiais de construção utilizados nas couraças, neste caso blocos de granito e quartzo leitoso".
Este conjunto integra também várias antas em granito nas quais foi possível identificar, em alguns casos, o corredor de acesso à câmara, bem como gravuras ou pinturas a ocre, "apesar da alteração a que estiveram sujeitas ao longo dos séculos".
"É igualmente importante destacar o aproveitamento mais recente destas estruturas milenares, que marcaram o início da fixação do homem nas zonas mais montanhosas da serra, como abrigos de pastores", diz ainda a portaria que classifica a necrópole megalítica da Serra Amarela como Sítio de Interesse Público.
Fonte: RTP Notícias, em 20-06-2013

Sem comentários: