segunda-feira, 10 de junho de 2013

Autarca Joaquim Cracel inaugurou empreendimento: Termas da Moimenta alargam oferta em Terras de Bouro

As novas Termas da Moimenta, mesmo às portas do centro da vila de Terras de Bouro, alargam a oferta termal existente num concelho que até agora tinha como referência o complexo termal das Caldas do Gerês. Embora já tenham obtido licenciamento definitivo em agosto do ano passado, estas pequenas termas foram inauguradas oficialmente apenas ontem, pelo presidente da Câmara Joaquim Cracel, na presença de outras autoridades e dos responsáveis pelo empreendimento.
Após mais de uma década de persistência, Ana Martins e o marido conseguiram, finalmente, concretizar o sonho de abrir este complexo termal à porta de casa. Após alguns anos na emigração, este casal regressou às origens, tendo logo depois comprado um terreno onde «há muitos anos se falava de umas nascentes de água muito boa para a saúde», nomeadamente para problemas de pele. «Ouvimos relatos de que, antigamente, algumas pessoas se curaram da lepra e outros problemas de pele com estas águas», contou Ana Martins.
Foi então que o casal decidiu investigar e mandar analisar a água, para verificar as histórias do povo. «Pedimos ao Instituto Ricardo Jorge que nos analisasse as águas e a resposta que obtivemos foi que estas águas têm grandes propriedades medicinais», explicou.
Confirmadas as qualidades da água, seguiu-se a fase do investimento. «Foi um processo muito demorado e burocrático, mas conseguimos. Por intermédio da ATAHCA conseguimos obter 60 por cento do financiamento com fundos comunitários (investimento global de 200 mil euros), mediante o compromisso da criação de postos de trabalho», recorda a responsável.
Sendo um complexo termal pequeno, ocupa cinco pessoas: o casal, o diretor clínico (médico) e dois técnicos de termalismo, que foram contratados ao abrigo do acordo de financiamento.
As termas podem dar resposta a 12 termalistas em simultâneo. Nesta fase de arranque, estas termas funcionam de maio a outubro.
As águas das Termas da Moimenta são indicadas para problemas de foro músculo-esquelético, para doenças respiratórias, sendo também indicadas para problemas da pele e muito procuradas com objectivos estéticos e cosméticos.
Quanto a clientes, já têm recebido de vários pontos do país e do estrangeiro, nomeadamente de Espanha e Holanda.
Fonte: Diário do Minho, em 10-06-2013

Sem comentários: