quinta-feira, 6 de junho de 2013

Filipe Pires é candidato independente à presidência da Câmara Municipal de Terras de Bouro

O empresário e líder associativo Filipe Pires é o candidato da lista independente à Câmara de Terras de Bouro. O projeto, pensado para oito anos, assume o nome 'Terras de Bouro 2021 – Um novo caminho' e pretende "criar as bases para um concelho moderno, atrativo para viver e trabalhar, e solidariamente mais equilibrado para responder aos desafios presentes e futuros".
"Assumimos o compromisso com trabalho, competência, determinação e honestidade, numa gestão transparente, mobilizadora e partilhada com todos. Pretendemos colocar neste projeto toda a energia e entusiasmo que nos carateriza. É um projeto de confiança e cheio de ambição, capaz de responder às expectativas mais altas", refere Filipe Pires, de 44 anos de idade, natural de Campo de Gerês, um terrabourense ligado ao associativismo e, desde 1990, à atividade empresarial.
O projeto independente assenta em quatro pilares: "pessoas, território, economia e cooperação". Para Filipe Pires “uma escola de grande qualidade, um serviço de saúde condizente com as especificidades do concelho e uma maior justiça social”, serão lutas permanentes, assim como a participação na definição de políticas sectoriais regionais e no ordenamento do território serão uma reivindicação.
“Este projeto está desenhado para potenciar a criação de emprego e melhorar a qualidade de vida, desenvolvendo políticas conducentes à exploração sustentada dos nossos melhores recursos”, destaca Filipe Pires, que pretende ainda desenvolver medidas de “apoio fixação de jovens, pela cultura, desporto e empreendadorismo”.
O movimento independente quer mais justiça social e defende a erradicação da pobreza na região, problemas sociais que afetam as pessoas mais desfavorecidas e deixa a população idosa “sem integração”. Com parte do território de Terras de Bouro inserido no Parque Nacional da Peneda Gerês, Filipe Pires defende ainda a valorização do património natural, arquitetónico e arqueológico.
“É necessário melhor ordenamento e coesão do território por forma a torná-lo mais atrativo para viver, trabalhar e atrair um bom turismo”, esclarece o candidato, que pretende ainda a promoção da cooperação institucional e transfronteiriça como forma de potenciar o desenvolvimento integrado e sustentado do concelho e da região.
Um dos maiores desafios deste projeto passa por "eliminar as barreiras" entre o Vale do Cávado e o Vale do Homem. “Este novo caminho será desenhado com base na partilha de ideias e seguramente levará à construção de um território coeso e unido”, frisa Filipe Pires, que quer chegar a 2021 e ver Terras de Bouro “com mais gente, mais qualidade de vida e um novo caminho iniciado”.
Fonte: Terras do Homem, em 6-06-2013

Sem comentários: