sexta-feira, 12 de novembro de 2010

José Manuel Fernandes nos Morangos com Açúcar

Político paga para ter 'Morangos' em Bruxelas
Eurodeputado do PSD usa verbas do Parlamento Europeu para filmar cenas de Morangos com Açúcar.
A produção da série televisiva "Morangos com Açúcar" desloca-se esta semana a Bruxelas e ao Parlamento Europeu, onde serão filmadas várias cenas que serão incluídas em três episódios que a TVI transmitirá pelo Natal. A ideia partiu de um eurodeputado português, que suportará (com verbas suas e do Parlamento Europeu) os encargos e que participará numa das cenas.
O social-democrata José Manuel Fernandes justifica a iniciativa com a necessidade de "aproximar os jovens das instituições europeias" e com o alcance do programa "mais visto pela juventude": "Poderá ser uma forma de fazer muito mais pelo Parlamento Europeu e a sua função do que muitas brochuras".
O ex-autarca de Vila Verde explica que a série da TVI foi "a primeira escolha", por se tratar do programa que "tem mais audiência junto dos jovens e também entra junto de um público de mais idade". O próprio parlamentar laranja diz que vê a novela da TVI "às vezes, na companhia da filha", de 12 anos.
Quanto ao conteúdo dos quinze minutos de fama que lhe estão reservados esta semana, José Manuel Fernandes não quis levantar o véu, adiantando que ainda não decorou as deixas que lhe caberão: "Não tenho ideia, ainda nem li o guião".

Dinheiro do próprio bolso
A filmagem das 28 cenas previstas para Bruxelas vai envolver a deslocação de nove actores e de pessoal técnico, num total de 29 pessoas. As despesas de deslocação e estada serão suportadas através do recurso a uma linha orçamental do Parlamento Europeu destinada a financiar a deslocação de visitantes às suas instalações.
No caso de grupos oriundos de Lisboa, por exemplo, são pagos €419 por pessoa pela viagem, mais €35 por dia de estada. O ex-autarca não quis adiantar o custo total da operação, mas antecipa que o dinheiro do Parlamento Europeu "não vai chegar": "Terei que assumir alguma coisa pessoalmente".
A notícia sobre a visita dos 'Morangos' apanhou de surpresa os eurodeputados portugueses contactados pelo Expresso que, entre o divertido e o céptico, se dividem na hora de avaliar a iniciativa. O também social-democrata Mário David considera que esta "pode ser uma forma de complementar a pouca visibilidade que o Parlamento Europeu tem na sociedade portuguesa".
Miguel Portas concede que a ideia é "indiscutivelmente original, mas também esdrúxula", pois para o bloquista "é duvidoso que políticos recorram a telenovelas comerciais para promover a actividade política".
Ana Gomes (PS) reconhece que se trata de "uma ideia interessante", na medida em que se pode conseguir "uma grande divulgação entre os jovens", mas ressalva que o efeito "depende da qualidade do que for feito". Ana Gomes remata dizendo que o sucesso é seguro: "Ele tem pinta de actor de novela".
Fonte: Expresso, em 11-11-2010

Sem comentários: