sábado, 20 de novembro de 2010

X Feira-Mostra S. Martinho nas Terras do Gerês

Com o título X Feira-Mostra de S. Martinho nas Terras do Gerês, divulgamos este texto de José Guimarães Antunes publicado na edição do jornal “Geresão” de Novembro.
Nos dias 12, 13 e 14 de Novembro, realizou-se, na Vila de Terras de Bouro, a X Feira-Mostra “S. Martinho nas Terras do Gerês”. Este certame, que já vai na décima edição, propõe-se divulgar o artesanato, os produtos agrícolas e a gastronomia do nosso concelho.
Nesta edição, o Pavilhão Gimnodesportivo foi o lugar escolhido para receber este evento.
Na sessão de abertura, feita na tarde do dia 12, o Presidente da Câmara, Joaquim Cracel, sublinhou que o principal objectivo desta iniciativa passa por “dinamizar as actividades artesanais, envolvendo os agentes locais e promovendo os produtos regionais”, típicos das actividades rurais associadas ao concelho de Terras de Bouro. Salientou, ainda, que a Câmara Municipal de Terras de Bouro pretende com esta Feira-Mostra divulgar os produtos regionais e as potencialidades gastronómicas e turísticas do nosso concelho.
O Programa desta feira previa muita festa e animação a realizar, principalmente, no palco montado junto aos Paços do Concelho, mas S. Pedro não quis ajudar, trocou-nos as voltas e negou-nos o Verão de S. Martinho. Devido ao mau tempo, todos os espectáculos previstos para este palco foram cancelados tendo sido realizados no recinto Feira-Mostra.

O primeiro a fazer a sua actuação no recinto Feira-Mostra foi o Rancho Folclórico de Paradela. Ainda bem que a Câmara Municipal de Terras de Bouro tinha um “plano B”! A animação prevista para o dia 12 terminou com a apresentação de duas peças de teatro representadas, irrepreensivelmente, pelos jovens actores da Associação Nova Vida da Balança.
Na manhã do dia 13, o destaque da reportagem do “Geresão” vai para a montaria ao javali organizada pelo Clube de Caça e Pesca de Terras de Bouro e, também, para a procura de cogumelos, no Trilho dos Moinhos de Anta Isabel do Monte, cuja organização esteve a cargo da Associação Micológica “Terras do Roquelho”. Na tarde deste dia, realizou-se a tradicional Corrida de Cavalos que não teve a exuberância nem o mar de gente dos anos anteriores. Neste dia, teve ainda lugar um jogo de futebol feminino que opôs a equipa da Associação Desportiva de Terras de Bouro à equipa de Aboim da Nóbrega, tendo a equipa terrabourense vencido o encontro com 2 golos sem resposta. À noite, o Grupo “Minhotos Marotos” encerrou este segundo dia da Feira-Mostra.
No dia 14, para além da Corrida de Atletismo de S. Martinho e dos Jogos Tradicionais realizados durante a manhã, há a destacar a actuação do Grupo de Tocadores de Concertinas do Concelho, a representação de uma peça de teatro a cargo da Associação de Carvalheira e a actuação do rancho folclórico desta freguesia.
De salientar que esta exposição e venda de produtos do concelho e de outras regiões trouxe, à nossa Vila de Terras de Bouro, muitos forasteiros que puderam visitar dezenas de stands onde estavam expostos produtos artesanais, agrícolas, regionais e biológicos. Também foi possível saborear, nas tasquinhas da feira, a gastronomia dos sabores de S. Martinho.
Relativamente à localização desta X Feira-Mostra, as opiniões dividem-se, mas a esmagadora maioria considera que o Pavilhão Gimnodesportivo foi um local muito bem escolhido. Se os stands tivessem sido montados, tal como nos anos transactos, na Avenida Dr. Paulo Marcelino, as condições atmosféricas comprometeriam este evento e daí adviriam prejuízos principalmente para os expositores.
Por isso, felicito a Câmara Municipal promotora desta iniciativa pela escolha do local porque retirou os visitantes e os expositores da chuva e do frio. No Pavilhão Gimnodesportivo, ofereceu-lhes conforto e funcionalidade tendo feito uma excelente distribuição dos stands e um bom aproveitamento do espaço.
Entretanto, espero que na próxima Feira-Mostra tenhamos o “Verão de S. Martinho” e possamos atrair mais expositores e forasteiros e, quiçá, estender os stands ao campo de futebol contíguo ao Pavilhão Gimnodesportivo.
Fonte: Jornal Geresão, em 20-11-2010

Sem comentários: