terça-feira, 9 de novembro de 2010

Quatro entidades comprometem-se com turismo no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Colaboração entre ICNB, Adere-PG, EDP e Câmara de Ponte da Barca
A dinamização turística de toda a área da Porta do Lindoso, uma das cinco em funcionamento no Parque Nacional da Peneda-Gerês, reuniu ontem ICNB, Adere-PG, EDP e Câmara de Ponte da Barca num protocolo de colaboração.
Sónia Almeida, directora da associação de desenvolvimento regional Adere-Peneda-Gerês, explicou hoje ao PÚBLICO que o principal objectivo é “integrar as actividades que já são realizadas na área do parque mas em separado”. Nomeadamente as visitas guiadas à barragem do Alto Lindoso, os percursos pedestres, de BTT ou equestres.
“Tentamos articular as actividades para que as coisas funcionem melhor junto de quem nos visita”, acrescentou.
O presidente da Câmara de Ponte da Barca, Vassalo Abreu, disse ontem, citado pela agência Lusa, que “o facto de 52 por cento do nosso território ser Reserva da Biosfera, tem que ser aproveitado turisticamente”. O autarca classificou esta parceria como “um investimento na valorização, preservação e divulgação” do património natural, cultural e paisagístico do concelho.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês tem cinco portas em funcionamento para receber os visitantes: Lindoso (Ponte da Barca), Lamas de Mouro (Melgaço), Mezio (Arcos de Valdevez), Campo do Gerês (Terras de Bouro) e Montalegre.

Segundo Sónia Almeida, as mais visitadas são as portas do Lindoso e de Lamas de Mouro. “Mas à medida que as pessoas vão tomando conhecimento de que existem cinco portas no parque, todas estão a registar uma maior afluência”. A responsável disse também que quem mais visita as portas são cidadãos portugueses de fora da região – principalmente do Porto, Lisboa, Braga e Guimarães – e espanhóis. “No Verão são mais as famílias que nos visitam, no Outono e Inverno começam já a chegar pequenos grupos de pessoas que gostam muito de andar a pé”, explicou.
Fonte: Jornal Público, em 9-11-2010

Sem comentários: