quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Contra a pobreza: 71 olhares diversos

Rui Ferreira foi o vencedor do concurso de Artes “Diversidartes” que assinalou o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social - 2010.
Foi uma iniciativa da Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (REAPN), em parceria com o Município de Amares, alargada a seis formas de expressão artística em pareceria com seis Municípios do Cávado: Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde.
Do concurso resultou uma exposição, na Galeria de Informação, inaugurada pela vereadora da Câmara de Amares, Sara Leite, e pela responsável do Núcleo de Braga da Rede Europeia Anti-Pobreza, Isabel Amorim.
Das 71 fotografias submetidas à temática da Pobreza e exclusão Social, foi seleccionada uma vencedora e duas menções honrosas, que receberam lembranças oferecidas pelo Município de Amares. O vencedor Rui Ferreira recebeu, ainda, um prémio no valor de 200 euros a atribuir no dia 4 de Dezembro, no museu D. Diogo de Sousa, em Braga, numa cerimónia envolvendo os seis municípios aderentes.
Paulo Costa (menção honrosa) e Bruna Vieira (menção honrosa) foram os outros premiados neste concurso.
Esta iniciativa teve o objectivo de, através da arte, “sensibilizar a sociedade civil para a importância das responsabilidades individual e colectiva na luta contra a pobreza e a exclusão social”.
Pretendia-se, ainda, encorajar a participação de todos na “promoção de uma sociedade mais justa, responsável e solidária, na igualdade de oportunidades e na redução dos preconceitos e estigmas da pobreza e da exclusão social”.
As áreas artísticas a concurso foram a Fotografia, Escultura, Pintura, Teatro, Música e Dança. O concurso envolveu a participação de instituições de solidariedade social, associações, escolas públicas e privadas, bem como a população em geral com residência nos concelhos da região do Cávado. (…)
Fonte: Correio do Minho, em 10-11-2010

Sem comentários: