quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PSD pede apoio para pastores e reflorestação… e mais segurança em vias de montanha

Uma comitiva de deputados social-democratas, encabeçada pelo líder parlamentar Miguel Macedo, visitou o concelho de Terras de Bouro, para se inteirar dos estragos feitos pelas chamas que varreram grande parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Os social-democratas consideram que, após os incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Governo tem de investir no apoio aos pastores, no reforço da segurança de vias e na reflorestação.
Em declarações aos jornalistas, na barragem de Vilarinho das Furnas, Miguel Macedo adiantou que o PSD vai apresentar, na reabertura dos trabalhos da Assembleia da República, um projecto de resolução sobre combate a incêndios, contendo propostas cujo conteúdo ainda está a ser ultimado mas que têm em conta as lições da chamada «época de incêndios».
Na visita dos deputados social-democratas participaram também o director do Parque Nacional, Lagido Domingues, o presidente da Câmara, Joaquim Cracel, membros da vereação, das juntas de freguesia e dos corpos de bombeiros.

O líder parlamentar do PSD disse que, "em primeiro lugar, é preciso prover com os meios necessários aqueles que vivem da pastorícia porque ficarem sem pastos de forma a que possam manter os seus rebanhos, que são uma fonte importante de rendimento económico".
Defendeu que a segunda prioridade de intervenção no Parque se prende com questões de segurança, já que "muitas das encostas das serras do Gerês e da Amarela ficaram completamente queimadas e têm problemas eventuais de queda de pedras".
"Há aqui problemas de insegurança e que podem causar graves acidentes pelo que é preciso olhar com atenção para a questão, tendo em conta as vias que passam ao lado dos montes ardidos", sustentou.
A terceira medida que o PSD preconiza é a de – referiu – "a seu tempo, se fazer a reflorestação que for necessária para repor a flora, a fauna e a paisagem".
"É um trabalho que vai demorar mais tempo e que exige outro tipo de planeamento", frisou.
Miguel Macedo adiantou que o grupo parlamentar dos socialdemocratas vai apresentar, na reabertura da Assembleia da República, um projecto de resolução sobre o tema, com medidas baseadas na informação recolhida sobre o modo como correu o combate aos incêndios". Escusou-se, no entanto, a adiantar o teor da proposta, dizendo apenas que chamará a atenção para várias questões prementes.
Fonte: Terras do Homem, em 2-09-2010

Sem comentários: