segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Peneda-Gerês é uma maravilha

O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) foi eleito pelos portugueses como maravilha na categoria Zonas Protegidas, derrotando o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e a Reserva Natural da Lagoa do Fogo.
As ‘Sete Maravilhas Naturais de Portugal’ foram divulgadas em Ponta Delgada, Açores, na madrugada de ontem, após o escrutínio que registou 656.356 votos.
“Sinto-me muito satisfeito e muito feliz”, disse ao ‘Correio do Minho’ o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, que subiu na madrugada de domingo ao palco, com a madrinha da candidatura do PNPG, Rosa Mota, para receber o troféu.
“Esta é uma vitória muito importante para o Gerês e para toda a região Norte”, salientou Joaquim Cracel Viana, lembrando que o município tem agora pela frente “maiores responsabilidades”.
Confiante no aumento do número de turistas ao PNPG, o autarca disse que é necessário “criar melhores condições para acolher quem nos visita”.
Organizar melhor o trânsito e proceder a uma acção de limpeza em todo o parque nacional são as acções a desenvolver pela câmara municipal a curto prazo, garantiu Cracel Viana.
Ecovia
A criação de uma ecovia, fruto do arranjo das margens da albufeira da Caniçada, na vila do Gerês, é o projecto que a câmara de T erras de Bouro quer levar avante, garantindo o edil que “vamos fazer tudo para que o projecto se concretize”.
Durante a cerimónia, nos Açores, o autarca falou da necessidade de preservação do PNPG e manifestou a sua gratidão à madrinha da candidatura.
Afirmando que a Peneda-Gerês “é um património de Portugal e do Mundo”, Cracel Viana destacou que “ao longo dos tempos as populações souberam valorizar esta dádiva da natureza”, sendo por isso “uma honra receber este prémio”.
Rosa Mota declarou
publicamente que aceitou ser madrinha do Parque Nacional da Peneda-Gerês “por amor à natureza” e lançou o desafio: “é ir lá e ver”.
De referir, ainda, que o PNPG partilhou o título de maravilha com mais seis paisagens.
O arquipélago dos Açores foi a única região do país que conquistou duas vitórias - a Lagoa das Sete Cidades (categoria Zonas Aquáticas não Marinhas) e a Paisagem Vulcânica do Pico (na categoria Grandes Relevos).
Na categoria Praias e Falésias, a ‘maravilha’ natural escolhida foi o Portinho da Arrábida, sendo a Floresta Laurissilva da Madeira a escolhida na categoria Florestas e Matas.
Na categoria Grutas e Cavernas, a vitória foi para as Grutas de Mira de Aire, conquistando a Ria Formosa, no Algarve, o primeiro lugar na categoria Zonas Marinhas.
Fonte: Correio do Minho, em 13-09-2010

Sem comentários: